EVALUATION OF POTENTIAL USE OF DOMESTIC TREATED EFFLUENTS FOR IRRIGATION IN AREAS SUBJECT TO CONFLICTS OVER WATER USE IN PARACATU RIVER BASIN
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG217550442Palavras-chave:
Reuso, Estação de tratamento de esgoto, Agricultura irrigadaResumo
Em Minas Gerais, a crise hídrica dos últimos anos corroborou a necessidade de adoção de tecnologias eficientes para a diminuição dos desperdícios e o reuso de água. Vistas as experiências de reuso em vários países, o objetivo deste estudo é analisar o uso potencial de esgoto doméstico tratado na agricultura irrigada na bacia hidrográfica do rio Paracatu, região com Declarações de Área de Conflito – DAC formalizadas. A metodologia consistiu em: avaliar os usos e comparar o volume de água bruta demandado para irrigação com o volume gerado no tratamento de efluentes na bacia do rio Paracatu; estimar o custo do transporte do efluente para reuso, por caminhão pipa; e comparar o valor de cobrança pelo uso dos recursos hídricos com o custo estimado do transporte de água de reuso. A demanda de água bruta para a irrigação é de aproximadamente 182 x 106 m3/ano e o volume de água de esgotos tratados é de 8,36 x 106 m3/ano, cerca de 4,6% da demanda para fins de irrigação. A comparação entre o valor de cobrança da água bruta outorgada e o custo estimado do transporte de água, aponta para uma relação entre 12 e 2%.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.