DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL DO CONSUMO RESIDENCIAL DE ÁGUA TRATADA NA CIDADE DE UBERLÂNDIA-MG: ESTUDO DE CASOS PARA OS MESES DO ANO DE 2015.
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG217450004Palavras-chave:
Água tratada, Dependência espacial, Semivariograma, GeoestatísticaResumo
A água é um recurso natural responsável pela origem da vida e sua sustentação no nosso planeta Terra. É considerada fundamental para o exercício das atividades econômicas como a agricultura e a indústria, exercendo também importância crucial na qualidade de vida das populações, especialmente, no que se refere ao abastecimento de água e a coleta e tratamento de esgotos, que têm forte impacto sobre a saúde pública. Assim para um melhor controle desse recurso, é necessária uma maior compreensão espacial e temporal do consumo. Neste sentido, o objetivo deste trabalho foi estudar o comportamento espacial do consumo médio diário de água potável na cidade de Uberlândia-MG, ao longo dos meses, para o ano de 2015. A análise da dependência espacial foi feita por meio dos semivariogramas, que foram utilizados na interpolação por krigagem e no mapeamento do consumo residencial de água. Os resultados permitiram concluir que a variável estudada, apresenta dependência espacial; o modelo que melhor se ajustou aos dados pertence a família Gaussiana, com um grau moderado de dependência; em relação a distribuição espacial, observa-se predominância de maior consumo de água residencial na região central da figura representativa da área de estudo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.