SIMULAÇÃO NUMÉRICA DO DESASTRE DE ORIGEM NATURAL OCORRIDO EM JANEIRO DE 2011 NO MUNICÍPIO DE NOVA FRIBURGO, RJ, UTILIZANDO O MODELO BRAMS

Autores

  • Marina Aires Universidade Federal Fluminense
  • Camila Lorrana Freitas Martins Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Gabriela Silva Araujo Cury Universidade Federal Fluminense
  • Pedro José Farias Fernandes Universidade Federal Fluminense
  • Jorge Luiz Fernandes de Oliveira Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG217449994

Palavras-chave:

Região Serrana do Rio de Janeiro, Modelo BRAMS, Desastre de Origem Natural

Resumo

O conceito de desastre de origem natural é definido como o produto de um evento de ordem natural inerente à dinâmica da Terra associadas à vulnerabilidade de uma região. Esta vulnerabilidade pode estar associada a fatores naturais, antrópicos ou a uma combinação destes. O ano de 2011 foi marcado pela ocorrência de um desastre de origem natural ocorrido na Região Serrana do Rio de Janeiro (RSRJ) resultando em cerca de 900 mortos e 300 mil pessoas atingidas. Na cidade de Nova Friburgo foram 420 vítimas fatais e cerca de 180 mil pessoas atingidas direta e indiretamente pelo desastre natural O presente artigo analisa o ambiente sinótico e de mesoescala que culminou no desastre natural na cidade de Nova Friburgo. Utilizou-se o modelo atmosférico Brazilian Regional Atmospheric Modelling System (BRAMS) para simular o comportamento da atmosfera no período de 11 a 14 de janeiro de 2011. Verificou-se a partir das imagens do satélite GOES-12, canal Temperatura Realçada, e das simulações do BRAMS, que as chuvas intensas que provocaram os desastres na RSRJ foram geradas pelo deslocamento de uma frente fria que se acoplou a Zona de Convergência de Umidade, organizando a Zona de Convergência do Atlântico Sul.

Downloads

Biografia do Autor

  • Marina Aires, Universidade Federal Fluminense

    Bacharel em Geografia - UFF

    Mestre em Meteorologia - UFRJ Aluna do Programa de Pós Graduação em Geografia (Doutorado) - UFF Tutora Presencial do CEDERJ Membro do Núcleo de Estudos Território/Ambiente e Saúde Urbanas (NETASU - UFF)
  • Camila Lorrana Freitas Martins, Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Instituto de Geociências, Pós-Graduação em Geografia, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

  • Gabriela Silva Araujo Cury, Universidade Federal Fluminense

    Instituto de Geociências, Geógrafia, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

  • Pedro José Farias Fernandes, Universidade Federal Fluminense

    Instituto de Geociências, Doutor em Geografia, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

  • Jorge Luiz Fernandes de Oliveira, Universidade Federal Fluminense

    Instituto de Geociências, Professor Titular, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Downloads

Publicado

02-05-2020

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

AIRES, Marina; FREITAS MARTINS, Camila Lorrana; SILVA ARAUJO CURY, Gabriela; FARIAS FERNANDES, Pedro José; FERNANDES DE OLIVEIRA, Jorge Luiz. SIMULAÇÃO NUMÉRICA DO DESASTRE DE ORIGEM NATURAL OCORRIDO EM JANEIRO DE 2011 NO MUNICÍPIO DE NOVA FRIBURGO, RJ, UTILIZANDO O MODELO BRAMS. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 21, n. 74, p. 259–275, 2020. DOI: 10.14393/RCG217449994. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/49994. Acesso em: 4 abr. 2025.