PROCEDIMENTO PARA COMPATIBILIZAR MAPAS EM DIFERENTES ESCALAS E O PROBLEMA DA MUDANÇA DE SUPORTE ESPACIAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG217449943

Palavras-chave:

Escala, Sobreposição de mapas, Problema de mudança de suporte, Compatibilização de áreas, Setores censitários

Resumo

A sobreposição de mapas em diferentes escalas está associada a problemas geométricos, da falácia ecológica e da mudança de suporte espacial. Essa pesquisa analisa trabalhos publicados (2014-2019) nas principais revistas de geografia do Brasil que se inserem no contexto do problema da mudança de suporte de dados geográficos. Além de trazer evidências que mostram a relevância desse problema para área da geografia, esse artigo tem como objetivo propor um procedimento que, ao compatibilizar mapas em diferentes escalas, reduz problemas de mudança de suporte espacial. O procedimento é realizado em software de Sistema de Informações Geográficas (SIG) livre e consiste em: (i) inserir mais vértices nos elementos dos mapas de Setores Censitários (SCs) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do arruamento da cidade de Foz do Iguaçu-PR; e (ii) substituir as coordenadas dos vértices que apresentam possíveis erros de sobreposição. Além de compatibilizar 87% dos SCs, e apresentar erros de ajuste em 2,81% dos casos, o procedimento dispensa o desenvolvimento de algoritmos ou codificações, que são necessários em propostas anteriores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Matheus Pereira Libório, Puc Minas

Bacharel em Ciências Econômicas (2011) e Administração de Empresarial (2016) pela Faculdade de Administração de Minas Gerais (FEAD), Especialista em Admnistração Estratégica e Inteligência Competitiva (2014) pela Universidade de Araquara (UNIARA), Especialista em Geoprocessamento (2013) e Mestre em Geografia (2016) pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Atualmente é doutorando em Administração de Empresas pela PUC Minas com foco em modelos e métodos de tomada de decisão em economia, gestão de negócios, telecomunicações e geografia.samento.

José Frankneile de Melo Silva

Coord. Setor de Geoprocessamento - SEGEO 

Downloads

Publicado

29-04-2020

Como Citar

Pereira Libório, M., da Silva Martinuci, O., Moreira Hadad, . R., & de Melo Silva, J. F. (2020). PROCEDIMENTO PARA COMPATIBILIZAR MAPAS EM DIFERENTES ESCALAS E O PROBLEMA DA MUDANÇA DE SUPORTE ESPACIAL. Caminhos De Geografia, 21(74), 126–141. https://doi.org/10.14393/RCG217449943

Edição

Seção

Artigos