PROCEDIMENTO PARA COMPATIBILIZAR MAPAS EM DIFERENTES ESCALAS E O PROBLEMA DA MUDANÇA DE SUPORTE ESPACIAL
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG217449943Palavras-chave:
Escala, Sobreposição de mapas, Problema de mudança de suporte, Compatibilização de áreas, Setores censitáriosResumo
A sobreposição de mapas em diferentes escalas está associada a problemas geométricos, da falácia ecológica e da mudança de suporte espacial. Essa pesquisa analisa trabalhos publicados (2014-2019) nas principais revistas de geografia do Brasil que se inserem no contexto do problema da mudança de suporte de dados geográficos. Além de trazer evidências que mostram a relevância desse problema para área da geografia, esse artigo tem como objetivo propor um procedimento que, ao compatibilizar mapas em diferentes escalas, reduz problemas de mudança de suporte espacial. O procedimento é realizado em software de Sistema de Informações Geográficas (SIG) livre e consiste em: (i) inserir mais vértices nos elementos dos mapas de Setores Censitários (SCs) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do arruamento da cidade de Foz do Iguaçu-PR; e (ii) substituir as coordenadas dos vértices que apresentam possíveis erros de sobreposição. Além de compatibilizar 87% dos SCs, e apresentar erros de ajuste em 2,81% dos casos, o procedimento dispensa o desenvolvimento de algoritmos ou codificações, que são necessários em propostas anteriores.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.