A ESCALA GEOGRÁFICA NOS DOCUMENTOS OFICIAIS

Autores

  • Francisco Tomaz Moura Júnior Universidade Federal de Goiás/Regional Jataí
  • Suzana Ribeiro Lima Oliveira Unidade Acadêmica Especial de Estudos Geográficos (UAEEGeo) da Universidade Federal de Goiás/Regional Jataí

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG217349771

Palavras-chave:

Currículo, Ensino de Geografia, Escala

Resumo

O presente artigo constitui-se em um desdobramento de um Trabalho Final de Curso (TFC), desenvolvido na Universidade Federal de Goiás/Regional Jataí, cujo escopo era compreender como o conceito de escala geográfica aparecia nos documentos oficiais. Para isso, realizou-se uma revisão das discussões sobre o currículo na literatura e, posteriormente, uma análise documental dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), das Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN+), da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e do Currículo de Referência do Estado de Goiás a fim de identificar nesses documentos como aparece o conceito de escala geográfica. A partir dessa análise, pode-se concluir que o referido conceito aparece muito timidamente quando não associado ao conceito de escala cartográfica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Tomaz Moura Júnior, Universidade Federal de Goiás/Regional Jataí

Licenciado em Geografia pela Universidade Federal de Goiás/Regional Jataí e acadêmico do Programa de Pós-graduação em Geografia, nível mestrado, da mesma instituição.

Suzana Ribeiro Lima Oliveira, Unidade Acadêmica Especial de Estudos Geográficos (UAEEGeo) da Universidade Federal de Goiás/Regional Jataí

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Goiás-Regional Jataí(1998) e graduação em Normal Superior pela Faculdade Albert Einstein (2006); Especialização em Metodologia do Ensino de Geografia no Processo Educativo pela Faculdade de Educação São Luiz (2000) e Supervisão Escolar pela Faculdade Albert Einstein (2006); Mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Goiás-Regional Jataí (2012); Doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Goiás-Regional Goiânia (2016). Atuou como professora da rede publica de ensino do Estado de Goiás por treze anos (1999-2012) e da rede pública municipal de Jataí por 12 anos (2000-2012). Participa do NEPEG- Núcleo de Ensino e Pesquisa em Educação Geográfica. Atualmente é professora adjunta na Universidade Federal de Goiás-Regional Jataí. Tem experiência na área de Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação, gestão escolar, ensino de Geografia, formação de professores em Geografia e identidade(s) docente(s) geográfica(s).

Downloads

Publicado

15-03-2020

Como Citar

MOURA JÚNIOR, F. T.; OLIVEIRA, S. R. L. A ESCALA GEOGRÁFICA NOS DOCUMENTOS OFICIAIS. Caminhos de Geografia, Uberlândia, MG, v. 21, n. 73, p. 506–517, 2020. DOI: 10.14393/RCG217349771. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/49771. Acesso em: 1 dez. 2022.

Edição

Seção

Artigos