AVALIAÇÃO VISUAL RÁPIDA DE RIOS URBANOS: O CASO DO BAIXO CURSO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO REIS MAGOS E DO RIO JACARAÍPE, ESPÍRITO SANTO
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG217349673Palavras-chave:
Sistemas fluviais, Recursos hídricos, Planejamento urbano, Planejamento ambiental, Gestão ambientalResumo
Este trabalho objetiva fazer uma avaliação socioambiental por meio do método dos Protocolos de Avaliação Rápida (PAR), no baixo curso da bacia hidrográfica do Rio Reis Magos e na foz do Rio Jacaraípe. Para tanto, foram desenvolvidas leituras bibliográficas acerca das principais teorias aqui abordadas, a exemplo dos sistemas fluviais. Além disso, foi confeccionado um PAR para a avaliação visual dos corpos d’água supracitados com quatorze questões a serem avaliadas e analisadas, das quais envolvem características naturais e sociais em torno desses rios. Os resultados foram satisfatórios, pois permitiram inferir uma série de considerações sobre os rios avaliados e, assim, produzir material científico que possa colaborar com os órgãos gestores e a sociedade nos planejamentos urbano e ambiental.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.