OS SABERES DISCIPLINARES NA PRÁTICA PROFISSIONAL DOS PROFESSORES DE GEOGRAFIA

Autores

  • Josilda da Conceição Novacoski da Silva UNICENTRO
  • Marquiana de Freitas Vilas Boas Gomes

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG217349264

Palavras-chave:

Saberes disciplinares, Didática em geografia, Aprendizagem significativa, Prática profissional docente

Resumo

O ensino de Geografia deve proporcionar uma aprendizagem significativa ao aluno; portanto, exige do professor saber epistemológico na área: conceitos, linguagens e procedimentos somados à dimensão didática da Geografia. Posto isso, o presente artigo objetiva: analisar os diferentes aspectos inerentes ao desenvolvimento profissional docente em Geografia; a inserção desse docente no contexto de trabalho; e os diferentes saberes produzidos e mobilizados durante a prática profissional. O tempo-espaço recorte de análise são os primeiros anos de atuação profissional. Pela abordagem qualitativa, a pesquisa foi realizada com 13 professores da educação básica da cidade de Guarapuava-PR. A seleção dos participantes foi baseada nas fases da carreira, aquelas sugeridas por Huberman (1995). Foram instrumentos de coleta de dados: questionário, narrativa das histórias de vida e observações de campo. Assim constatou-se haver esforço da maioria dos professores em ensinar bem a Geografia; porém foi constatada a existência de obstáculos na formação do professor com relação ao domínio do conteúdo. Sobretudo, nas conexões multiescalares dos temas abordados em sala; na relação entre cotidiano e conhecimento científico e nas diferentes linguagens para o ensino da Geografia. Isto sobrecai, especialmente nos recém-licenciados. Então é sugerido um processo de apoio profissional aos docentes em início de carreira.

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Publicado

09-03-2020

Como Citar

Novacoski da Silva, J. da C., & de Freitas Vilas Boas Gomes, M. (2020). OS SABERES DISCIPLINARES NA PRÁTICA PROFISSIONAL DOS PROFESSORES DE GEOGRAFIA. Caminhos De Geografia, 21(73), 284–295. https://doi.org/10.14393/RCG217349264

Edição

Seção

Artigos