REDE CICLOVIÁRIA E ACIDENTES ENVOLVENDO CICLISTAS NA CIDADE DE LONDRINA/PR
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG217349084Palavras-chave:
Planejamento Urbano, Acidentes, Ciclovias, CiclistasResumo
A presente pesquisa teve como objetivo analisar a realidade da rede cicloviária na cidade de Londrina com base no estudo do espaço urbano londrinense e no número de acidentes com bicicletas em um período de dez anos. Foram abordadas as legislações referentes à mobilidade urbana, partindo do Estatuto da Cidade e a Política Nacional de Mobilidade Urbana, que possibilitam uma discussão acerca do deslocamento por bicicletas baseado no Código de Trânsito Brasileiro e no Plano de Mobilidade por Bicicletas nas Cidades, nos quais são fornecidas as diretrizes para as Redes Cicloviárias. É exposto o projeto realizado na cidade de Londrina e as ações executadas até o ano de 2017, por meio de informações fornecidas pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (IPPUL) e visitas in loco nas vias, trazendo à tona os principais problemas enfrentados pelos ciclistas. Dados do Corpo de Bombeiros do Paraná, por meio do Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma (SIATE), possibilitaram mapear as 10 vias com mais acidentes envolvendo ciclistas, informações que fundamentaram a proposta de expansão e readequação da rede cicloviária existente com 24 ações, que são apresentadas no final do artigo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.