DEGRADAÇÃO DE ÁREAS DE NASCENTES NA SUB-BACIA HIDROGRÁFICA DO CÓRREGO DAS PITAS-MT: O QUE PENSAM OS PEQUENOS PRODUTORES RURAIS?

Autores

  • Vanusa Mariano Santiago Schiavinato Universidade do Estado de Mato Grosso
  • Alfredo Zenen Dominguez Gonzalez Universidade do Estado de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG217448882

Palavras-chave:

Ocupação, Impactos ambientais, Avaliação, Percepção

Resumo

Considerando os efeitos da degradação das nascentes na disponibilidade de recursos hídricos em Mato Grosso, a pesquisa objetivou identificar a percepção de uma amostra de pequenos produtores rurais da sub-bacia hidrográfica do córrego das Pitas sobre o manejo das suas áreas de nascentes. A metodologia utilizada compreendeu observações in loco e aplicação de questionário a produtores selecionados, intencionalmente. Os resultados indicam que a intensa ocupação da sub-bacia atingiu todas as nascentes estudadas, onde a diversidade de usos provocou impactos ambientais que explicam a sua atual degradação. Entretanto, a percepção dos proprietários sobre o manejo das suas nascentes é inadequada, associado, principalmente, ao baixo nível de escolaridade, falta de assistência técnica e cursos profissionalizantes, e insuficiente fiscalização das ações de proteção estabelecidas na legislação vigente. Conclui-se que é necessário propor ações prioritárias orientadas a estimular uma adequada gestão ambiental nas propriedades rurais, envolvendo os atores sociais que poderiam protagonizar a sua implementação.

Palavras-chave: Ocupação; Impactos ambientais; Avaliação; Percepção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanusa Mariano Santiago Schiavinato, Universidade do Estado de Mato Grosso

Universidade do Estado de Mato Grosso, Pós-Graduação em Geografia, Cáceres-MT.

Alfredo Zenen Dominguez Gonzalez, Universidade do Estado de Mato Grosso

Pós-Graduação em Geografia, Cáceres-MT, Brasil.

Downloads

Publicado

02-05-2020

Como Citar

MARIANO SANTIAGO SCHIAVINATO, V. .; DOMINGUEZ GONZALEZ, A. Z. DEGRADAÇÃO DE ÁREAS DE NASCENTES NA SUB-BACIA HIDROGRÁFICA DO CÓRREGO DAS PITAS-MT: O QUE PENSAM OS PEQUENOS PRODUTORES RURAIS?. Caminhos de Geografia, Uberlândia, MG, v. 21, n. 74, p. 295–312, 2020. DOI: 10.14393/RCG217448882. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/48882. Acesso em: 9 dez. 2022.

Edição

Seção

Artigos