DEGRADAÇÃO DE ÁREAS DE NASCENTES NA SUB-BACIA HIDROGRÁFICA DO CÓRREGO DAS PITAS-MT: O QUE PENSAM OS PEQUENOS PRODUTORES RURAIS?
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG217448882Palavras-chave:
Ocupação, Impactos ambientais, Avaliação, PercepçãoResumo
Considerando os efeitos da degradação das nascentes na disponibilidade de recursos hídricos em Mato Grosso, a pesquisa objetivou identificar a percepção de uma amostra de pequenos produtores rurais da sub-bacia hidrográfica do córrego das Pitas sobre o manejo das suas áreas de nascentes. A metodologia utilizada compreendeu observações in loco e aplicação de questionário a produtores selecionados, intencionalmente. Os resultados indicam que a intensa ocupação da sub-bacia atingiu todas as nascentes estudadas, onde a diversidade de usos provocou impactos ambientais que explicam a sua atual degradação. Entretanto, a percepção dos proprietários sobre o manejo das suas nascentes é inadequada, associado, principalmente, ao baixo nível de escolaridade, falta de assistência técnica e cursos profissionalizantes, e insuficiente fiscalização das ações de proteção estabelecidas na legislação vigente. Conclui-se que é necessário propor ações prioritárias orientadas a estimular uma adequada gestão ambiental nas propriedades rurais, envolvendo os atores sociais que poderiam protagonizar a sua implementação.
Palavras-chave: Ocupação; Impactos ambientais; Avaliação; Percepção.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.