COMPORTAMENTO E INFLUÊNCIA DO ALBEDO E TEMPERATURA DE SUPERFÍCIE NO BALANÇO DE RADIAÇÃO EM ÁREAS DE CERRADO
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG217347387Palavras-chave:
Albedo, Temperatura de superfície, Balanço de radiação e Sensoriamento RemotoResumo
O presente trabalho tem por objetivo compreender o comportamento e a influência do albedo e da temperatura de superfície no balanço de radiação, considerando diferentes usos e coberturas da terra em áreas de Cerrado no Norte de Minas Gerais. Para realização da pesquisa, foram utilizados produtos orbitais do satélite Landsat8 (OLI/TIRS), para órbita/ponto 219/070. Para a mensuração dos componentes do balanço de radiação, utilizou-se o algoritmo SEBAL adaptado para o satélite Landsat8. No que toca aos resultados, observou-se influência do albedo e da temperatura de superfície no balanço de radiação, sobretudo considerando a sazonalidade climática imposta na área de estudo. Do ponto de vista operacional, o presente trabalho foi realizado com dados de fácil acesso e manipulação, sendo atrativos para novos estudos no âmbito da ciência geográfica. Quanto à validação científica dos dados, é importante destacar que eles se mostraram consistentes, com pequenas diferenças (somente com valores destoantes para dois produtos) ao comparar com os dados de referência em superfície, neste caso, os dados do INMET.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.