ESTIMATIVA DE ESCOAMENTO SUPERFICIAL E SUA RELAÇÃO COM AS MUDANÇAS DE COBERTURA E USO DA TERRA NO PONTAL DO PARANAPANEMA/SP
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG207145448Palavras-chave:
Escoamento superficial, Modelo hidrológico, Uso da terraResumo
Este trabalho teve o objetivo de analisar o potencial de escoamento superficial na Unidade de Gerenciamento de Recursos Hídricos 22 (UGRHI 22), Pontal do Paranapanema-SP, nos anos de 1962 e 2014, considerando os diferentes usos da terra entre os períodos. O modelo utilizado foi o Curve Number, o qual estima o escoamento superficial a partir da precipitação, da umidade antecedente do solo e da relação entre a cobertura da terra e a capacidade de infiltração do solo. Na aplicação do modelo, foram utilizados os totais anuais de precipitação da série histórica de 1960 a 2015, o mapa pedológico e os mapas de cobertura e uso da terra de 1962 e 2014. O modelo foi gerado através de álgebra de mapas com o auxílio de um SIG. A análise dos mapas permitiu identificar áreas da UGRHI que sofreram alterações no escoamento superficial em função das mudanças da cobertura e uso da terra. Foi possível observar aumento do escoamento superficial em função substituição de pastagem por culturas temporárias, neste caso dominantemente cana-de-açúcar. Comparativamente, as mudanças de cobertura e uso da terra evidenciaram maior escoamento superficial para o ano de 2014 em relação ao ano de 1962.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.