CARACTERIZAÇÃO HIDROSSEDIMENTOLÓGICA E AS FORMAS DE USO/OCUPAÇÃO DA TERRA NO ALTO CURSO DA SUB-BACIA HIDROGRÁFICA DO CÓRREGO JARACATIÁ NO MUNICÍPIO DE COLIDER – MATO GROSSO
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG207144600Palavras-chave:
Dinâmica Fluvial, Canais fluviais urbanizados, Hidrossedimentologia.Resumo
As intervenções antrópicas no meio natural têm sido cada vez mais intensas, especialmente nas bacias hidrográficas urbanizadas em que o crescimento das cidades não ocorreu de forma planejada. Assim, os processos urbanos afetam o comportamento hidrológico natural e degradam os recursos hídricos. A sub-bacia hidrográfica do córrego Jaracatiá, situada no município de Colíder/MT, tem em seu alto curso uma intensa ocupação de suas margens. Assim, esta pesquisa teve como objetivo analisar a atual dinâmica fluvial do alto curso da referida sub-bacia, realizar sua caracterização hidrossedimentológica e verificar o uso/ocupação da terra em suas margens. Foram utilizados como procedimentos metodológicos a observação em campo, o monitoramento das variáveis hidrodinâmicas e a coleta e análise de sedimentos (margem, fundo e em suspensão). Verificou-se nos resultados da quantificação dos sedimentos de fundo e margens a predominância das frações areia fina e silte nos dois períodos analisados (estação seca e chuvosa) e problemas relacionados à ocupação urbana irregular. Denota-se que o trecho do córrego Jaracatiá analisado nesta pesquisa apresenta condições de degradação ambiental, sendo evidente a necessidade de planejamento urbano adequado à gestão dos recursos hídricos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.