A VITIVINICULTURA NO ESPAÇO GEOGRÁFICO DO RIO GRANDE DO SUL, BRASIL: UMA ABORDAGEM SOBRE A CAMPANHA GAÚCHA

Autores

  • Vanessa Manfio Doutora em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG207043390

Palavras-chave:

Vitivinicultura, Espaço, Rio Grande do Sul, Campanha Gaúcha

Resumo

A vitivinicultura é uma atividade antiga no espaço do Rio Grande do Sul, no entanto, somente nas últimas décadas é que mostrou maior dinamismo, a ponto de ser visível a atividade em várias regiões diferentes, empregando mão de obra e tecnologias, além de ser responsável pelo desencadeamento de pesquisas científicas e da criação de culturas e espaços turísticos, marcado de infraestruturas. No Rio Grande do Sul, as duas maiores regiões vitícolas são a Serra Gaúcha e a Campanha Gaúcha, a primeira fortemente estuda, enquanto a segunda merece a atenção, por ser um novo polo de produção de vinhos finos. Por isso, este trabalho objetivou refletir sobre a vitivinicultura gaúcha, seu contexto socioeconômico e espacial, discutindo principalmente a Campanha Gaúcha, as origens e atuais dinâmicas da produção de vinhos. Esperando assim, contribuir com os estudos geográficos referentes à vitivinicultura, que ainda são em número reduzido. Partindo de análises de revisão de literatura, trabalho de campo, leitura da paisagem, coleta de dados e aplicação, numa abordagem qualitativa. Assim, na Campanha Gaúcha, a vitivinicultura que se desenvolve apresenta características modernas e inovadoras, com perspectiva sustentável e ainda articulada por meio de ações coletivas e o vínculo do vinho com a cultura regional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanessa Manfio, Doutora em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Licenciada e Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria, Doutora em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Downloads

Publicado

31-07-2019

Como Citar

Manfio, V. (2019). A VITIVINICULTURA NO ESPAÇO GEOGRÁFICO DO RIO GRANDE DO SUL, BRASIL: UMA ABORDAGEM SOBRE A CAMPANHA GAÚCHA. Caminhos De Geografia, 20(70), 433–447. https://doi.org/10.14393/RCG207043390

Edição

Seção

Artigos