POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA, PROBLEMAS RESPIRATÓRIOS E CARDIOVASCULARES: INVESTIGANDO O SETOR FERROLIGAS EM PIRAPORA/MG, BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG207043361Palavras-chave:
Poluição atmosférica, Doenças e agravos, Metalúrgicas, Pirapora/MGResumo
A poluição atmosférica industrial tem sido objeto de pesquisas que vem confirmando a correlação entre o aumento da poluição do ar com manifestações de Doenças e Agravos - DeA respiratórios e cardiovasculares. O objetivo geral do estudo foi discutir sobre os efeitos das emissões de poluentes atmosféricos oriundos de empreendimentos do Setor Ferroligas que operam em Pirapora/MG, sobre a saúde da população vizinha a esses empreendimentos. A metodologia consistiu na realização de um estudo ecológico que contemplou pesquisa bibliográfica, pesquisa de gabinete e levantamentos de campo. Após a obtenção de uma Área de Risco Ambiental para poluentes atmosféricos – ARA, foram selecionados dois Territórios de Saúde – TS. O primeiro (Vila Maria), sobreposto pela ARA e o segundo (Novo Buritizeiro), externo à ARA. Foram levantados dados primários dos diagnósticos de DeA respiratórios e cardiovasculares desses mesmos TS, para fins de confrontamento e análise das taxas. O TS Vila Maria apresentou taxas de diagnósticos superiores ao TS Novo Buritizeiro de 53,38% (2015) e 89,62% (2016) e em média, 70,53%. Concluiu-se que as emissões de poluentes atmosféricos das indústrias colaboraram significativamente para o aumento de DeA respiratórios e cardiovasculares na população do entorno e que crianças e idosos foram os mais afetados.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.