MODELAGEM DA RECARGA HÍDRICA DE ÁGUAS SUBTERRÂNEAS DA BACIA DO RIO UBERABINHA – UBERLÂNDIA – MG
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG207042974Palavras-chave:
Modelagem hidrológica de águas subterrâneas, Águas subterrâneas, Ferramenta AQUATOOL, Modelo EVALHID, Rio UberabinhaResumo
Nos últimos anos, principalmente no Brasil, os recursos hídricos passaram a ter uma maior visibilidade e utilização devido ao período de desenvolvimento econômico acelerado no país. Para minimizar os impactos sofridos por essas extrações dos recursos hídricos aceleradas, vários instrumentos de gestão vêm sendo desenvolvidos com o intuito de apoiar o planejamento em nível de bacias hidrográficas. O presente trabalho teve como objetivo realizar um estudo de gestão de águas através da plataforma AQUATOOL com base no modelo EVALHID para modelar a recarga hídrica de água subterrânea na Bacia do Rio Uberabinha durante um período de avaliação de 10 anos (janeiro 2005 a dezembro de 2014). Em relação aos resultados obtidos foi possível perceber que a infiltração e/ou recarga hídrica é influenciada diretamente pelos valores de precipitação, evapotranspiração e escoamento superficial, os meses em que a chuva é intensa a taxa de infiltração também é maior, e o mesmo acontece ao contrário, ou seja, é necessário garantir a preservação/ conversação de todo sistema hidrológico para garantir o abastecimento do subsolo na bacia em questão. Enfim, a aplicação do modelo juntamente com a calibração apresentou resultados satisfatórios nos estudos realizados na Bacia do Rio Uberabinha, podendo vir auxiliar os órgãos gestores.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.