PONDERAÇÃO DE INDICADORES DA QUALIDADE DE VIDA POR MEIO DO GRAU DE RELACIONAMENTO ENTRE OBJETIVIDADE E SUBJETIVIDADE

Autores

  • Juliano Andres Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Sony Cortese Caneparo Universidade Federal do Paraná
  • Elvis Rabuske Hendges Universidade Estadual do Oeste do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG207042701

Palavras-chave:

qualidade de vida, objetividade e subjetividade, sistemas de informações geográficas, coeficiente de correlação de Pearson, avaliação multicritério.

Resumo

Os estudos sobre qualidade de vida tendem a optar entre as dimensões da objetividade ou da subjetividade, com poucos casos de abordagem paralela e descritiva que demonstram pouca relação entre elas. Nesse sentido, o presente artigo apresenta uma metodologia para ponderar indicadores da qualidade de vida a partir do grau de relacionamento entre objetividade e subjetividade, na busca de uma aproximação entre ambas dimensões. As etapas metodológicas foram cinco: 1) seleção de parâmetros e indicadores por fundamentação teórica; 2) diagnóstico objetivo dos indicadores a partir de dados secundários e coletados em campo; 3) diagnóstico subjetivo dos indicadores a partir de questionário-entrevista; 4) estabelecimento dos pesos a partir da correlação linear de Pearson entre objetividade e subjetividade; 5) avaliação multicritério da qualidade de vida por meio de somatória linear ponderada. Os resultados demonstram que os coeficientes entre objetividade e subjetividade são fracos, porém, indicam aproximações pela integração das duas dimensões e pelas respostas abertas das pessoas entrevistadas. Como conclusões, o uso dos coeficientes de correlação linear entre objetividade e subjetividade permitiram o desenvolvimento de uma nova metodologia para análise da qualidade de vida, que pode ser ajustada para cada realidade espacial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliano Andres, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Graduado em Geografia (2003) e mestre em Geomática (2006) pela UFSM, doutor em Geografia (2015) pela UFPR. Professor Adjunto da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus de Francisco Beltrão.

Downloads

Publicado

05-08-2019

Como Citar

Andres, J., Caneparo, S. C., & Hendges, E. R. (2019). PONDERAÇÃO DE INDICADORES DA QUALIDADE DE VIDA POR MEIO DO GRAU DE RELACIONAMENTO ENTRE OBJETIVIDADE E SUBJETIVIDADE. Caminhos De Geografia, 20(70), 230–242. https://doi.org/10.14393/RCG207042701

Edição

Seção

Artigos