AVALIAÇÃO DA ACURÁCIA VERTICAL DE MODELOS DIGITAIS DE ELEVAÇÃO (MDEs) PARA O ESTADO DO RIO DE JANEIRO ATRAVÉS DE ALGORITMOS DE AUTOMATIZAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG207042221Palavras-chave:
Acurácia Vertical, Modelos Digitais de Elevação, AlgoritmoResumo
O objetivo do presente estudo é avaliar a acurácia vertical dos MDEs oriundos do SRTM, ASTER GDEM, Topodata e SRTM EMBRAPA para o estado do Rio de Janeiro com base no PEC e no PEC-PCD e, para isso, desenvolver dois algoritmos que permitam, a partir de software livre, a automatização dos procedimentos para tal avaliação. A escolha do estado do Rio de Janeiro como área a ser analisada é justificada por sua heterogeneidade topográfica e por permitir uma avaliação regional dos MDEs. Uma vez que a acurácia vertical dos MDEs oriundos de sensoriamento remoto varia espacialmente, há a necessidade de se avaliar a acurácia vertical dos MDEs para cada nova área a ser estudada, portanto os algoritmos desenvolvidos nesse estudo foram eficientes na automatização dos procedimentos para tal avaliação, consistindo assim, em ferramentas importantes para a redução do tempo de avaliação e escolha do melhor MDE a ser utilizado. A avaliação dos MDEs mostrou que o SRTM obteve os melhores resultados de acurácia vertical para estado do Rio de Janeiro, contudo o ASTER GDEM foi o que obteve resultados de acurácia vertical mais regulares em relação à configuração do terreno.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.