CONSERVAÇÃO E PROTEÇÃO DA ÁGUA SUBTERRÂNEA: UMA REVISÃO DE METODOLOGIAS DE MAPEAMENTO DE AQUÍFEROS PARA O ORDENAMENTO TERRITORIAL

Autores

  • Filipe da Silva Peixoto Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Itabaraci Nazareno Cavalcante Universidade Federal do Ceará
  • Karen Vendramini Araújo Universidade Federal do Ceará
  • Renata Nayara Miranda Câmara Silveira Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG217541888

Palavras-chave:

Recursos hídricos, Contaminação hídrica, Caracterização aquífera, Planejamento do território

Resumo

O uso sustentável dos recursos hídricos é uma necessidade para garantir o direito do acesso à água para futuras gerações. No Brasil, apesar dos entes estaduais e união, serem os responsáveis pela gestão dos recursos hídricos, a municipalidade possui o papel de desenvolver sistemas racionais de ordenamento territorial para minimizar os efeitos do uso e ocupação do solo sobre a água. Para isso é necessário o auxílio de metodologias de vulnerabilidade aquífera, haja vista importância estratégica da água subterrânea para o desenvolvimento socioeconômico e sustentável do território. O referido trabalho faz uma sistematização das metodologias de aplicação da vulnerabilidade aquífera, avançando na construção desse conceito para o ordenamento territorial em abordagem interdisciplinar para conservação e proteção dos recursos hídricos subterrâneos. A vulnerabilidade aquífera e o risco associado à ação da sociedade, devem compor o diagnóstico ambiental que gera subsídios para indicar áreas de diferentes graus de risco à contaminação, em função do tipo de aquífero e atividades potencialmente geradoras de contaminantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Filipe da Silva Peixoto, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Departamento de Geografia.

Itabaraci Nazareno Cavalcante, Universidade Federal do Ceará

Departamento de Geografia.

Karen Vendramini Araújo, Universidade Federal do Ceará

Departamento de Geografia.

Renata Nayara Miranda Câmara Silveira, Universidade Federal do Ceará

Departamento de Geografia.

Downloads

Publicado

29-05-2020

Como Citar

PEIXOTO, F. da S.; CAVALCANTE, I. N.; ARAÚJO, K. V.; SILVEIRA, R. N. M. C. CONSERVAÇÃO E PROTEÇÃO DA ÁGUA SUBTERRÂNEA: UMA REVISÃO DE METODOLOGIAS DE MAPEAMENTO DE AQUÍFEROS PARA O ORDENAMENTO TERRITORIAL. Caminhos de Geografia, Uberlândia, MG, v. 21, n. 75, p. 1–14, 2020. DOI: 10.14393/RCG217541888. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/41888. Acesso em: 4 dez. 2022.

Edição

Seção

Artigos