MÉTODO MULTICRITÉRIO ADITIVO NO MAPEAMENTO DAS ÁREAS DE RISCO PARA TRANSMISSÃO DE MALÁRIA EM CAMPO LARGO DO PIAUÍ E PORTO, PIAUÍ, BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG206941284Palavras-chave:
Geoprocessamento em Saúde, Modelagem espacial, SIG, PlasmodiumResumo
Esta pesquisa teve como objetivo principal a modelagem espacial das áreas de risco de ocorrência de malária nos municípios de Campo Largo do Piauí e Porto – PI, locais onde ocorreram surtos nos últimos quinze anos. A análise ambiental para geração do mapa do risco de malária levou em consideração inventários envolvendo os meios físico e biótico, inclusive com as intervenções antrópicas, quanto ao uso e cobertura das terras, envolvendo análises do relevo por morfometria e do uso e cobertura das terras por sensoriamento remoto. Os temas foram sobrepostos e analisados por método multicritério aditivo para se chegar ao mapa de risco de ocorrência da doença e, posteriormente, os casos registrados foram sobrepostos com objetivo de validação da metodologia proposta. O mapeamento de risco de ocorrência de malária gerou quatro classes: baixo, moderado, alto e muito alto, sendo que as classes alto e muito alto risco de ocorrência da doença tiveram maior destaque com 7,1% e 92,9% de concentração, respectivamente, nos dois municípios durante o período estudado. Este trabalho sugere que o modelo do método multicritério aditivo para determinar a ocorrência dos casos de malária é altamente eficiente, indicando que as características naturais e antrópicas eleitas para compor as análises.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.