MÉTODO MULTICRITÉRIO ADITIVO NO MAPEAMENTO DAS ÁREAS DE RISCO PARA TRANSMISSÃO DE MALÁRIA EM CAMPO LARGO DO PIAUÍ E PORTO, PIAUÍ, BRASIL

Autores

  • Antonio Carlos dos Santos Universidade Federal do Piaui - UFPI
  • Gustavo Souza Valladares Universidade Federal do Piaui - UFPI
  • Izabella Cabral Hassum Embrapa Meio-Norte

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG206941284

Palavras-chave:

Geoprocessamento em Saúde, Modelagem espacial, SIG, Plasmodium

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo principal a modelagem espacial das áreas de risco de ocorrência de malária nos municípios de Campo Largo do Piauí e Porto – PI, locais onde ocorreram surtos nos últimos quinze anos. A análise ambiental para geração do mapa do risco de malária levou em consideração inventários envolvendo os meios físico e biótico, inclusive com as intervenções antrópicas, quanto ao uso e cobertura das terras, envolvendo análises do relevo por morfometria e do uso e cobertura das terras por sensoriamento remoto. Os temas foram sobrepostos e analisados por método multicritério aditivo para se chegar ao mapa de risco de ocorrência da doença e, posteriormente, os casos registrados foram sobrepostos com objetivo de validação da metodologia proposta. O mapeamento de risco de ocorrência de malária gerou quatro classes: baixo, moderado, alto e muito alto, sendo que as classes alto e muito alto risco de ocorrência da doença tiveram maior destaque com 7,1% e 92,9% de concentração, respectivamente, nos dois municípios durante o período estudado. Este trabalho sugere que o modelo do método multicritério aditivo para determinar a ocorrência dos casos de malária é altamente eficiente, indicando que as características naturais e antrópicas eleitas para compor as análises.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonio Carlos dos Santos, Universidade Federal do Piaui - UFPI

Funcionário Federal do Ministério da Saúde cedido a Secretaria Estadual de Saúde do PI e aluno do Mestrado em Geografia da UFPI.

Downloads

Publicado

07-07-2019

Como Citar

DOS SANTOS, A. C.; VALLADARES, G. S.; HASSUM, I. C. MÉTODO MULTICRITÉRIO ADITIVO NO MAPEAMENTO DAS ÁREAS DE RISCO PARA TRANSMISSÃO DE MALÁRIA EM CAMPO LARGO DO PIAUÍ E PORTO, PIAUÍ, BRASIL. Caminhos de Geografia, Uberlândia, MG, v. 20, n. 69, p. 303–316, 2019. DOI: 10.14393/RCG206941284. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/41284. Acesso em: 27 nov. 2022.

Edição

Seção

Artigos