A DUALIDADE NA RELAÇÃO SOCIEDADE-NATUREZA ENTRE OS INDÍGENAS PARESI E OS FAZENDEIROS DO ENTORNO SOBRE A PAISAGEM
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG206941243Palavras-chave:
Bacia hidrográfica do Rio Verde., Índios Paresi., Relação sociedade-natureza indígena.Resumo
O estudo apresenta uma análise da paisagem na bacia hidrográfica do Rio Verde, território indígena Paresi em Tangará da Serra - Mato Grosso. Pautada no método geossistêmico somado ao viés crítico da geografia. Envolveu estudos sobre concepções diferenciadas na relação sociedade-natureza entre os Paresi-Haliti e os fazendeiros do entorno. Assinalada pela resistência dos indígenas frente ao processo de homogeneização da paisagem. O resultado cartográfico do uso e ocupação do solo nos últimos trinta anos revelou uma paisagem muito alterada no entorno da terra indígena, marcada pelas geometrias das plantações de commodities de grãos. Já no território indígena a vegetação natural foi mantida praticamente conservada. Entrevistas com os fazendeiros e indígenas apontaram incompatibilidades nos usos múltiplos do rio. Rituais tradicionais foram comprometidos, pois muitos locais sagrados ficaram situados fora do território delimitado, em áreas particulares. Houve também uma diminuição dos animais de caça pela perda de habitat. O território indígena Paresi representa, juntamente com outros territórios indígenas, a riqueza da heterogeneidade cultural e também acabaram assumindo um importante papel na preservação dos biomas no estado.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.