ANÁLISE DAS CARACTERÍSTICAS FÍSICO-QUÍMICAS DO HORIZONTE SUPERFICIAL DE UM LATOSSOLO AMARELO SOB PASTAGEM COMO SUBSÍDIO À COMPREENSÃO DE PROCESSOS EROSIVOS NO MUNICÍPIO DE PARATY - RJ
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG206941159Palavras-chave:
Pastagem, processos erosivos, horizonte superficial, LatossoloResumo
O trabalho analisa a influência do uso e do manejo da pastagem na estrutura física do horizonte superficial de um Latossolo Amarelo e sua relação com os tipos de processos erosivos atuantes em uma das regiões mais florestadas do Estado do Rio de Janeiro. A metodologia utilizada para este estudo contou com análises morfológicas, distribuição granulométrica, densidade das partículas (Dp) e do solo (Ds), porosidade total (Pt) e análise qualitativa por imagem da microestrutura do solo no Microscópio Eletrônico de Varredura (MEV), com identificação de elementos químicos intra-agregado pela Espectroscopia por Energia Dispersiva (EDS). O resultado das análises físicas mostrou que o solo avaliado possui média suscetibilidade à erosão, com classificação franco-argilo-arenoso, Ds de 1,3 Kg/dm³ e Pt de 48%. No MEV, o solo apresenta a microestrutura compactada, com identificação de óxidos e silicatos de Ferro e Alumínio, e indicativo de argilomineral do tipo Caulinita, típicos de solos bem desenvolvidos. Esses resultados refletem o manejo da pastagem com queimadas e pecuária extensiva que alteram a microestrutura do solo, agravado pela tipologia do argilomineral, que favorece a predominância de erosão laminar com possibilidade de evolução para de ravinas e voçorocas na encosta estudada.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.