ESTUDO DA VULNERABILIDADE FÍSICA DAS EDIFICAÇÕES EM ÁREAS SUSCETÍVEIS A MOVIMENTOS DE MASSA E ENXURRADAS NA VILA MEDIANEIRA - FAXINAL DO SOTURNO - RS
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG206941157Palavras-chave:
Desastre natural, Risco, Vulnerabilidade, Espaço urbano.Resumo
Este artigo possui como objetivo apresentar um estudo da vulnerabilidade física das edificações em áreas suscetíveis a movimentos de massa e enxurradas na Vila Medianeira, localizada no município de Faxinal do Soturno, região central do estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Como metodologia de trabalho, foi realizado a caracterização do espaço urbano do município de Faxinal do Soturno e da área de estudo, seguido pela revisão da literatura para seleção de indicadores de vulnerabilidade, como também, trabalhos de campo, entrevista não estruturada com residentes na área de estudo e consulta a órgãos municipais. A partir disso, foi elaborada uma ficha de cadastro baseada em quatro graus de vulnerabilidade (baixa, média, alta e muito alta), que consideraram as características físicas das edificações, seu entorno e a infraestrutura urbana disponível. No cadastro, contabilizou-se o total de 70 edificações, dessas 24 foram identificadas como de vulnerabilidade baixa, 23 de vulnerabilidade média, 14 de vulnerabilidade alta e 9 de vulnerabilidade muito alta. Com base nisso, busca-se contribuir, a partir do produto final deste trabalho com uma ferramenta para Defesa Civil municipal atuar na gestão e gerenciamento do risco de desastres naturais na área de estudo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.