ANÁLISE DA ALTERAÇÃO DE USO E COBERTURA DO SOLO NA BACIA DO RIO GUALAXO DO NORTE-MG ATRAVÉS DA COMPARAÇÃO DE DUAS TÉCNICAS DO SENSORIAMENTO REMOTO
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG206941129Palavras-chave:
Processamento digital de imagem, Desastre ambiental, Hidrografia, Análise de Componentes Principais, Fusão.Resumo
Este trabalho teve por objetivo quantificar e qualificar através do uso de diferentes ferramentas do sensoriamento remoto mudanças ocorridas na bacia do rio Gualaxo do Norte, antes e após o rompimento da barragem de rejeitos de Fundão em 2015 – MG. Foram utilizadas para o estudo imagens provenientes do satélite Landsat-8, processadas no SPRING. Duas técnicas foram inicialmente realizadas: Fusão e Análise de Componentes Principais (ACP). Posteriormente foi feita uma classificação supervisionada nos dois conjuntos de imagens obtidos a fim de que os processos realizados fossem comparados e o melhor mapeamento do uso e cobertura da terra fosse selecionado. Por todo rio Gualaxo do Norte pôde-se verificar que houve supressão da vegetação ciliar ou de outras coberturas superficiais que havia próximo aos cursos d’água atingidos pelos sedimentos oriundos do rompimento da barragem. A partir dos resultados obtidos é possível considerar que a melhoria espectral obtida com a ACP permitiu destaque às áreas diretamente afetadas pelos sedimentos vindos do rompimento. Já as imagens com 15m de resolução espacial obtidas a partir da fusão possibilitaram melhor reconhecimento de diferentes alvos em áreas menores. Assim, as classificações realizadas com imagens da fusão permitiram melhor visualização dos alvos devido à melhoria na resolução espacial.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.