O CURRÍCULO DE GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA DO ESTADO DE SÃO PAULO: LEITURA DE SUAS INTERFACES EM ESCOLAS DE JALES (SP

Autores

  • Célia Regina da Silva Zerbato Centro Universitário de Jales
  • Sedeval Nardoque Nardoque Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG206941090

Palavras-chave:

Alfabetização Geográfica, Currículo de Geografia, Proposta Curricular, Políticas Educacionais.

Resumo

Neste artigo discute-se a implantação do atual currículo escolar do Estado de São Paulo e a aplicação do currículo de Geografia, analisando seus fundamentos teórico-metodológicos e as percepções dos professores sobre as práticas de alfabetização geográfica construídas a partir de sua proposição. A análise pautou-se, especialmente, no processo ensino-aprendizagem desenvolvido em turmas de 6º e 7º anos, sendo selecionadas situações de três escolas no município de Jales (SP), por constituírem cenários de aplicação do currículo prescritivo em questão. O estudo baseou-se ainda na leitura de documentos oficiais veiculadores do arcabouço discursivo desse currículo, obras de autores sobre o assunto, dados e relatos constantes nos questionários respondidos por professores de Geografia atuantes nas escolas seletas, bem como entrevistas com alguns destes docentes.

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Biografia do Autor

  • Célia Regina da Silva Zerbato, Centro Universitário de Jales

    Célia Regina da Silva Zerbato

    Graduada em Geografia pelo Centro Universitário de Jales

  • Sedeval Nardoque Nardoque, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

    Sedeval Nardoque

    Graduado em Geografia pelo Centro Universitário de Jales

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Publicado

08-07-2019

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

ZERBATO, Célia Regina da Silva; NARDOQUE, Sedeval Nardoque. O CURRÍCULO DE GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA DO ESTADO DE SÃO PAULO: LEITURA DE SUAS INTERFACES EM ESCOLAS DE JALES (SP. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 20, n. 69, p. 144–157, 2019. DOI: 10.14393/RCG206941090. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/41090. Acesso em: 24 abr. 2025.