O CIRCUITO ESPACIAL DE PRODUÇÃO E OS CÍRCULOS DE COOPERAÇÃO DO SETOR MINERAL NO VALE DO RIO CRIXÁS - GOIÁS.

Autores

  • Hamilton Matos Cardoso Júnior Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
  • Divina Aparecida Leonel Lunas Universidade Estadual de Goiás (UEG) - Programa de Mestrado Stricto Sensu em Territórios e Expressões Culturas no Cerrado.

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG206941041

Palavras-chave:

Densidade Técnica, Exploração, Mineração, Região.

Resumo

O estado de Goiás, em virtude de sua diversidade geológica, assume papel de relevância na exploração mineral no Brasil e no mundo. Tendo em vista a rigidez locacional desse tipo de atividade, torna-se oportuna a investigação desse setor com base na teoria regional. Nesse sentido, define-se como objeto de estudo desta pesquisa a região do Vale do Rio Crixás, composta por 11 municípios do norte de Goiás. Este trabalho tem como objetivo analisar o circuito espacial de produção e os círculos de cooperação da mineração nessa região, identificando seu papel no cenário nacional e mundial da exploração mineral. Elencou-se como passos metodológicos: pesquisa bibliográfica (teórica e técnica); tabulação, mapeamento e análise de dados e pesquisa de campo. Esta pesquisa apresenta-se como básica de caráter exploratório e qualitativo. Conclui-se com o estudo que circuito espacial de produção da mineração no Vale do Rio Crixás insere essa região dentro da lógica global de exploração dos recursos naturais, tendo em vista que suas densidades técnicas são criadas para atender, em grande parte, às exigências do mercado externo, que necessita que a produção circule em larga escala.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hamilton Matos Cardoso Júnior, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Mestre em Ciências Sociais e Humanidades pelo Programa de Mestrado em Territórios e Expressões Culturais no Cerrado

Divina Aparecida Leonel Lunas, Universidade Estadual de Goiás (UEG) - Programa de Mestrado Stricto Sensu em Territórios e Expressões Culturas no Cerrado.

Doutora em Desenvolvimento Econômico/Unicam - Professora e Coordenadora do Programa de Mestrado Interdisciplinar em Territórios e Expressões Culturais no Cerrado - Universidade Estadual de Goiás. Bolsista do PROBIB (Programa de Incentivo à Pesquisa e Produção Científica).

Downloads

Publicado

08-07-2019

Como Citar

CARDOSO JÚNIOR, H. M.; LUNAS, D. A. L. O CIRCUITO ESPACIAL DE PRODUÇÃO E OS CÍRCULOS DE COOPERAÇÃO DO SETOR MINERAL NO VALE DO RIO CRIXÁS - GOIÁS. . Caminhos de Geografia, Uberlândia, MG, v. 20, n. 69, p. 111–129, 2019. DOI: 10.14393/RCG206941041. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/41041. Acesso em: 8 dez. 2022.

Edição

Seção

Artigos