A ESTRUTURAÇÃO DA REPRESENTAÇÃO E REPRESENTATIVIDADE DOS REPRESENTANTES DO COMITÊ DE BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO TAQUARIANTAS/ RS/BRASIL
Palavras-chave:
Política de Recursos Hídricos, Participação social, Efetividade da gestão de recursos hídricosResumo
A legislação de recursos hídricos no Brasil prega a gestão participativa das águas por meio dos Comitês de Bacia Hidrográfica (CBH). No entanto, surge a questão se a estrutura legal e institucional da gestão participativa se efetiva realmente. Nesse âmbito, tem-se o intuito de analisar como a representação e a representatividade do Comitê de Bacia Hidrográfica Taquari-Antas (CBH TA) veio se estruturando ao longo
da sua história, a fim de identificar se a sociedade da bacia hidrográfica (BH) participou efetivamente da gestão das águas. Empregou-se a abordagem metodológica qualitativa e utilizou-se a análise bibliográfica e entrevista semiestruturada com representantes do CBH TA. Ao longo da história do CBH TA a representação e a representatividade foram alvo de diversas discussões que primaram pela equidade na ação dos diversos atores sociais da BH. No entanto, apresentaram diversos entraves que dificultaram a atuação de toda a sociedade na gestão das águas, o que privilegiou alguns grupos nesse processo. Diante disso, alternativas foram criadas para ultrapassar essas problemáticas e indicar novos horizontes para a gestão participativa das águas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.