CONDIÇÕES GEOAMBIENTAIS E IMPACTOS DO USO/OCUPAÇÃO DA TERRA EM BACIA HIDROGRÁFICA NA REGIÃO METROPOLITANA DO RIO DE JANEIRO

Autores

  • Paulo Roberto Palhares Universidade Federal de Uberlândia
  • Flávio Rodrigues do Nascimento Universidade Federal do Ceará, Pós-Graduação em Geografia, Fortaleza, CE.

Palavras-chave:

Análise integrada, Geoambiente, Impacto ambiental, Bacia hidrográfica.

Resumo

As condições geoambientais de um dado espaço, região ou território reúne um conjunto de paisagens que se articulam, no tempo e no espaço, Como unidades. Tais unidades mostram contextos ambientais (humanos e físicos), com suas potencialidades e limitações de uso dos recursos naturais, especialmente os renováveis. A partir de metodologia integrativa, as unidades geoambientais, norteiam a produção do espaço, formas de planejamentos regionais, o uso do território e o manejo sustentável de paisagens, face aos impactos ambientais, por exemplo. Neste aspecto, ao se tratar da Área de Influência Direta (AID) do Complexo Petroquímico do Estado do Rio de Janeiro (COMPERJ), em bacias hidrográficas no Leste Fluminense - como a do rio Roncador (Magé/RJ)-, a complexidade de intervenção e gestão ambiental se tornam mais complexos. Os estudos geoambientais e seus resultados podem ser úteis para esta gestão e no plano da intervenção na produção do espaço.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Roberto Palhares, Universidade Federal de Uberlândia

Universidade Federal Fluminense, Instituto de Geociências, Departamento de Geografia, Niterói, RJ.

Downloads

Publicado

30-12-2017

Como Citar

PALHARES, P. R.; RODRIGUES DO NASCIMENTO, F. CONDIÇÕES GEOAMBIENTAIS E IMPACTOS DO USO/OCUPAÇÃO DA TERRA EM BACIA HIDROGRÁFICA NA REGIÃO METROPOLITANA DO RIO DE JANEIRO. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 18, n. 64, p. 103–116, 2017. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/40915. Acesso em: 22 dez. 2024.