DINÂMICA DA ESTRUTURA DA PAISAGEM DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO JAURU/MATO GROSSO

Autores

  • Miriam Raquel da Silva Miranda Universidade do Estado de Mato Grosso
  • Sandra Mara Alves da Silva Neves Universidade do Estado de Mato Grosso/Departamento de Geografia

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG206940664

Palavras-chave:

Conservação Ambiental., Ecologia., Atividades produtivas.

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar a dinâmica da estrutura da paisagem e os seus desdobramentos na fragmentação da bacia hidrográfica do rio Jauru/Mato Grosso, contida nos biomas Amazônia, Cerrado e Pantanal. Foram utilizadas imagens do satélite Landsat 5 e 8 e efetuados os seguintes processos: registro de imagens, mosaico, recorte, segmentação, classificação supervisionada, quantificação dos dados e elaboração dos mapas temáticos. Para geração das métricas de paisagem foi utilizado o Fragstat. Os resultados mostraram alterações em todas as classes de vegetação no período de 1986 a 2016 e redução de 61,65% da cobertura vegetal devido ao desenvolvimento das atividades agropecuárias. Constatou-se que o uso antrópico contribuiu para a fragmentação da cobertura vegetal, sendo que, no bioma Amazônia, foi observado o maior número de fragmentos, o maior grau de isolamento e os maiores índices de forma do fragmento, fatores que contribuem com o aumento dos efeitos de borda. Concluiu-se que no período de trinta anos a supressão da cobertura vegetal da bacia ocorreu em função das atividades agropecuárias, cujo impacto foi acentuado em áreas do bioma Amazônia presente na bacia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Miriam Raquel da Silva Miranda, Universidade do Estado de Mato Grosso

Graduada em Geografia, Mestre em Ambiente e Sistema de Produção, membro do grupo de pesquisa Serpegeo, atuo na área de sensoriamento remoto.

Sandra Mara Alves da Silva Neves, Universidade do Estado de Mato Grosso/Departamento de Geografia

Professora Adjunta do departamento de Geografia da Universidade do Estado de Mato Grosso

Downloads

Publicado

07-07-2019

Como Citar

Miranda, M. R. da S., & Neves, S. M. A. da S. (2019). DINÂMICA DA ESTRUTURA DA PAISAGEM DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO JAURU/MATO GROSSO. Caminhos De Geografia, 20(69), 63–77. https://doi.org/10.14393/RCG206940664

Edição

Seção

Artigos