BACKGROUND DE QUALIDADE DE ÁGUA DO ALTO PARAGUAÇU - CHAPADA DIAMANTINA - BAHIA - BRASIL

Autores

  • Danusa da Purificação Rodrigues Universidade Estadual de Feira de Santana http://orcid.org/0000-0003-4596-9571
  • Marjorie Cseko Nolasco Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Taíse Bomfim de Jesus Universidade Estadual de Feira de Santana

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG196811

Palavras-chave:

Bacias Hidrográficas. Qualidade da Água. Background Natural.

Resumo

As informações ambientais sobre qualidade da água geradas nesta pesquisa são importantes para estabelecer os valores de referência de suas águas, visto que a área de estudo não possui pesquisa dessa natureza, podendo a população, suas organizações comunitárias e as autoridades públicas gerirem de forma sustentável os recursos hídricos da região.. A área de estudo está localizada no Alto Paraguaçu, na bacia do Rio Cousa Boa (BCB), que está cerca de 90% inserida no Parque Nacional da Chapada Diamantina (PNCD), Bahia e com pouca interferência humana. Inserida numa unidade maior que é a bacia do Rio Paraguaçu, cujo rio principal, também de mesmo nome é o de maior extensão do território baiano. Este artigo tem por objetivo estabelecer o background natural ou que ocorre naturalmente da Bacia do Cousa Boa (BCB), região de Igatu, Chapada Diamantina - Bahia, especialmente quanto a qualidade físico-química das águas superficiais, a partir do índice de qualidade da água de Báskaran,(IQABa)  e enquadramento de suas águas por classes de qualidade pela resolução CONAMA 357/2005. A qualidade da água na BCB decresce de montante para jusante, à medida que se tem a entrada dos efluentes provenientes das ações antrópicas geradas pela Vila de Igatu. À montante da BCB, tem-se uma área com nascentes, com pouca interferência humana e com boa qualidade da água, mesmo em período seco, refletindo as características naturais da água da área de estudo.Dessa forma, o conhecimento da qualidade das suas águas, pode ser parâmetro para as demais áreas da Bacia do Paraguacu, inseridas na Chapada Diamantina, desde que estejam sobre as mesmas características fisiográficas e os mesmos usos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Danusa da Purificação Rodrigues, Universidade Estadual de Feira de Santana

Possui graduação em Licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2007). Especialista em Modelagem em Ciências da Terra e do Ambiente pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2008). Bacharel em Geografia pela Universidade Católica do Salvador (2009). Mestre em Modelagem em Ciências da Terra e do Ambiente pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2012). Doutoranda em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Atua principalmente nos temas de: geografia, educação, cartografia e geoprocessamento, meio ambiente, recursos hídricos, modelagem ambiental, mapeamento de solos e uso do solo.

Downloads

Publicado

19-12-2018

Como Citar

RODRIGUES, D. da P.; NOLASCO, M. C.; DE JESUS, T. B. BACKGROUND DE QUALIDADE DE ÁGUA DO ALTO PARAGUAÇU - CHAPADA DIAMANTINA - BAHIA - BRASIL. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 19, n. 68, p. 157–167, 2018. DOI: 10.14393/RCG196811. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/40387. Acesso em: 22 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos