ALTERNATIVAS DE ARMAZENAMENTO E ABASTECIMENTO DE ÁGUA EM ASSENTAMENTOS RURAIS DO SEMIÁRIDO ALAGOANO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG196809

Resumo

A região Semiárida caracteriza-se por apresentar alta variabilidade no sistema hidrológico, forçando os moradores a utilizar mais de uma fonte de água durante o período de estiagem. Objetivou-se identificar as alternativas de armazenamento e abastecimento de água utilizada em Assentamentos Rurais do Semiárido de Alagoas. Foram aplicados 140 questionários aos moradores dos Assentamentos Nova Esperança (D’Água do Casado) e Maria Bonita (Delmiro Gouveia), para obter informações sobre formas de armazenamento, fonte de água e abastecimento domiciliar. A principal fonte de abastecimento de água nos Assentamentos Nova Esperança e Maria Bonita é o rio São Francisco, no entanto a água recebida é sem tratamento, pois a maioria dos moradores não utilizam a água fornecida pela CASAL. Nos dois Assentamentos a maioria da população armazena água em cisternas. Mesmo com água encanada em casa, os moradores fazem uso de carro-pipa para complementar o abastecimento domiciliar, notadamente no período de estiagem. Uma forma de minimizar os problemas causados pela seca no Semiárido Alagoano é tornar uma área inutilizada em um local próprio para captação e armazenamento de água pluvial de uso comunitário. Sugere-se a realização de testes físico-químicos e biológicos da água para análise da qualidade da mesma recebida pelos moradores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Monique da Costa Santos, Universidade Federal de Alagoas

Bacharela em Geografia (2014) e Mestra em Geografia - Dinâmica Socioambiental e Geoprocessamento (2016) ambos pelo Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente (IGDEMA) - Universidade Federal de Alagoas (UFAL), atuando nas áreas de Biogeografia, Climatologia, Solos e Sustentabilidade Ambiental.

Kallianna Dantas Araujo, UFAL

Geógrafa, Profa. Dra. do Programa de Pós-Graduação em Geografia/Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente/Universidade Federal de Alagoas.

Mayara Andrade Souza, Centro Universitário Cesmac

Agronoma, Profa. Dra. do Programa de Pós-Graduação em  Sistemas de Análise Ambiental/Centro Universitário Cesmac.

 

Danúbia Lins Gomes, UFAL

Bacharela em Geografia (2014), Mestra em Geografia - Dinâmica Socioambiental e Geoprocessamento (2016) ambos pelo Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente (IGDEMA), Doutoranda em Diversidade Biológica e Conservação nos Trópicos (DIBICT), pelo Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS), Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

Ana Paula Lopes da Silva, UFAL

Geógrafa, Profa. Dra. PPGG/IGDEMA/UFAL

Elba dos Santos Lira, UFAL

Bacharela em Geografia (2014) e Mestra em Geografia - Dinâmica Socioambiental e Geoprocessamento (2016) ambos pelo Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente (IGDEMA) - Universidade Federal de Alagoas (UFAL), atuando nas áreas de Biogeografia, Climatologia, Solos e Sustentabilidade Ambiental.

Leila Caroline Salustiano Silva, UFAL

Bacharela em Geografia (2014) e Mestra em Geografia - Dinâmica Socioambiental e Geoprocessamento (2017) ambos pelo Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente (IGDEMA) - Universidade Federal de Alagoas (UFAL), atuando nas áreas de Biogeografia, Climatologia, Solos e Sustentabilidade Ambiental.

João Gomes da Costa, Centro Universitário Cesmac

Agrônomo, Dr. em Biotecnologia. Prof. Dr. do Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Análise Ambiental/Centro Universitário Cesmac.

Downloads

Publicado

19-12-2018

Como Citar

SANTOS, . M. da C.; ARAUJO, K. D.; SOUZA, M. A.; GOMES, D. L.; SILVA, A. P. L. da; LIRA, E. dos S.; SILVA, L. C. S.; COSTA, J. G. da. ALTERNATIVAS DE ARMAZENAMENTO E ABASTECIMENTO DE ÁGUA EM ASSENTAMENTOS RURAIS DO SEMIÁRIDO ALAGOANO. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 19, n. 68, p. 132–142, 2018. DOI: 10.14393/RCG196809. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/40374. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos