ALTERNATIVAS DE ARMAZENAMENTO E ABASTECIMENTO DE ÁGUA EM ASSENTAMENTOS RURAIS DO SEMIÁRIDO ALAGOANO

Authors

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG196809

Abstract

A região Semiárida caracteriza-se por apresentar alta variabilidade no sistema hidrológico, forçando os moradores a utilizar mais de uma fonte de água durante o período de estiagem. Objetivou-se identificar as alternativas de armazenamento e abastecimento de água utilizada em Assentamentos Rurais do Semiárido de Alagoas. Foram aplicados 140 questionários aos moradores dos Assentamentos Nova Esperança (D’Água do Casado) e Maria Bonita (Delmiro Gouveia), para obter informações sobre formas de armazenamento, fonte de água e abastecimento domiciliar. A principal fonte de abastecimento de água nos Assentamentos Nova Esperança e Maria Bonita é o rio São Francisco, no entanto a água recebida é sem tratamento, pois a maioria dos moradores não utilizam a água fornecida pela CASAL. Nos dois Assentamentos a maioria da população armazena água em cisternas. Mesmo com água encanada em casa, os moradores fazem uso de carro-pipa para complementar o abastecimento domiciliar, notadamente no período de estiagem. Uma forma de minimizar os problemas causados pela seca no Semiárido Alagoano é tornar uma área inutilizada em um local próprio para captação e armazenamento de água pluvial de uso comunitário. Sugere-se a realização de testes físico-químicos e biológicos da água para análise da qualidade da mesma recebida pelos moradores.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Monique da Costa Santos, Universidade Federal de Alagoas
    Bacharela em Geografia (2014) e Mestra em Geografia - Dinâmica Socioambiental e Geoprocessamento (2016) ambos pelo Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente (IGDEMA) - Universidade Federal de Alagoas (UFAL), atuando nas áreas de Biogeografia, Climatologia, Solos e Sustentabilidade Ambiental.
  • Kallianna Dantas Araujo, UFAL
    Geógrafa, Profa. Dra. do Programa de Pós-Graduação em Geografia/Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente/Universidade Federal de Alagoas.
  • Mayara Andrade Souza, Centro Universitário Cesmac

    Agronoma, Profa. Dra. do Programa de Pós-Graduação em  Sistemas de Análise Ambiental/Centro Universitário Cesmac.

     

  • Danúbia Lins Gomes, UFAL
    Bacharela em Geografia (2014), Mestra em Geografia - Dinâmica Socioambiental e Geoprocessamento (2016) ambos pelo Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente (IGDEMA), Doutoranda em Diversidade Biológica e Conservação nos Trópicos (DIBICT), pelo Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS), Universidade Federal de Alagoas (UFAL).
  • Ana Paula Lopes da Silva, UFAL
    Geógrafa, Profa. Dra. PPGG/IGDEMA/UFAL
  • Elba dos Santos Lira, UFAL
    Bacharela em Geografia (2014) e Mestra em Geografia - Dinâmica Socioambiental e Geoprocessamento (2016) ambos pelo Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente (IGDEMA) - Universidade Federal de Alagoas (UFAL), atuando nas áreas de Biogeografia, Climatologia, Solos e Sustentabilidade Ambiental.
  • Leila Caroline Salustiano Silva, UFAL
    Bacharela em Geografia (2014) e Mestra em Geografia - Dinâmica Socioambiental e Geoprocessamento (2017) ambos pelo Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente (IGDEMA) - Universidade Federal de Alagoas (UFAL), atuando nas áreas de Biogeografia, Climatologia, Solos e Sustentabilidade Ambiental.
  • João Gomes da Costa, Centro Universitário Cesmac
    Agrônomo, Dr. em Biotecnologia. Prof. Dr. do Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Análise Ambiental/Centro Universitário Cesmac.

Published

2018-12-19

Issue

Section

Artigos

How to Cite

SANTOS, Monique da Costa; ARAUJO, Kallianna Dantas; SOUZA, Mayara Andrade; GOMES, Danúbia Lins; SILVA, Ana Paula Lopes da; LIRA, Elba dos Santos; SILVA, Leila Caroline Salustiano; COSTA, João Gomes da. ALTERNATIVAS DE ARMAZENAMENTO E ABASTECIMENTO DE ÁGUA EM ASSENTAMENTOS RURAIS DO SEMIÁRIDO ALAGOANO. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 19, n. 68, p. 132–142, 2018. DOI: 10.14393/RCG196809. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/40374. Acesso em: 6 dec. 2025.