A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO FERRAMENTA DE ANÁLISE DA REALIDADE SOCIOAMBIENTAL DA BACIA DO RIO BOTAS: ESTUDO DE CASO NO CIEP AURÉLIO BUARQUE DE HOLANDA
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG196808Resumo
O presente artigo aborda as problemáticas hidrológicas do município de Nova Iguaçu/RJ, especificamente do Canal Maxambomba, tributário do Rio Botas. Busca-se contextualizar as ações antrópicas que intervém na dinâmica natural fluvial, promovendo a tomada de consciência ambiental por parte da população local por meio da escola, com o estudo crítico e reflexivo de tais problemas a partir do conceito de Lugar, enfatizando o uso deste conceito nas práticas escolares no ensino de Geografia, auxiliando a transposição didática dos conteúdos científicos, aproximando a realidade e experiências locais dos estudantes dos conteúdos escolares. A análise focou no processo de urbanização da região, enfatizando as obras de saneamento da baixada fluminense, as quais modificaram drasticamente a dinâmica fluvial da região. Para as atividades realizadas no CIEP Aurélio Buarque de Holanda foram utilizadas notícias de jornais, a observação do Canal Maxambomba, identificando seus principais problemas e propondo possíveis soluções. Foram identificados problemas como a poluição do rio com descarte irregular do lixo e o lançamento de esgoto. O assoreamento do rio, o entupimento de galerias pluviais e a retirada da mata ciliar. Como soluções, a coleta seletiva do lixo, criação de áreas verdes, o saneamento básico e a realização de ações coletivas da comunidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.