PARÂMETROS PARA CARACTERIZAÇÃO DA ÁGUA CÁRSTICA NO BRASIL E EM MINAS GERAIS: ESTADO DA ARTE E PERSPECTIVAS FUTURAS
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG196805Resumo
Com um sistema hídrico particular, o carste vem sendo estudado cientificamente com mais intensidade desde pelo menos final do século XIX. O desafio de discutir a evolução epistemológica dos parâmetros usados na caracterização das águas cársticas foi o motivador que culminou na realização desta pesquisa. A inexistência de publicações a acerca da totalidade dos estudos realizados no mundo, associado à necessidade de compreender o(s) caminho(s) que as pesquisas realizadas no Brasil e no Estado de Minas Gerais estão sendo direcionadas são a problemática central deste trabalho. Como esboço metodológico na tentativa de alcançar o mérito científico, buscou-se a pesquisa bibliográfica para a conclusão deste estudo. Para a execução do levantamento bibliográfico foi realizada uma pesquisa, que chegou ao número de 63 artigos consultados para a caracterização de estudos sobre águas cársticas nos seguintes países: Itália, Eslovênia, França, EUA e China. Os parâmetros nacionais foram extraídos do portal de Periódicos da CAPES, da Revista Brasileira de Recursos Hídricos e do Google Acadêmico. No Brasil os parâmetros mais utilizados foram pH, temperatura, concentração de cálcio (Ca), concentração de magnésio (Mg) e Dureza. Em Minas Gerais, prevaleceram para a caracterização das águas cársticas a condutividade, pH, temperatura, concentração de nitrogenados (NO) e dureza.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.