DETERMINAÇÃO DO ÍNDICE DE QUALIDADE DE ÁGUA DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIBEIRÃO DA AREIA - GOIÁS, EM PER͍ODO DE ESTIAGEM

Autores

  • Leonardo Batista Pedroso Instituto Federal Goiano - Campus Morrinhos
  • Marlene Teresinha de Muno Colesanti

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG186114

Palavras-chave:

CONAMA 357/2005, IQA, Meia Ponte.

Resumo

A análise conjunta dos parâmetros que visam avaliar o estado físico-químico e microbiológico das águas pode resultar na elaboração de um índice que permite o delineamento da qualidade dos corpos hídricos, possibilitando a atenuação de problemas ambientais. Assim sendo, este trabalho tem por objetivo determinar o índice de Qualidade de Ãgua - IQA durante o período de estiagem, para a Bacia Hidrográfica do Ribeirão da Areia, situada na Microrregião Geográfica Meia Ponte, Sul do Estado de Goiás. Para obtenção dos dados de qualidade hídrica, foi necessária a utilização de técnicas de coleta e análise laboratorial de águas por meio de uma série de parâmetros que permitiram a determinação do IQA. Foram coletadas amostras de água dos principais afluentes do Ribeirão da Areia. Os resultados por parâmetros foram analisados individualmente para comparação com volumes máximos permitidos de acordo com a legislação. Os resultados mostraram que, com exceção de um ponto, o nível de qualidade das águas como um todo é "ótimo". Acredita-se que a definição de um valor de referência que indique a qualidade de um corpo hídrico seja o primeiro passo o delineamento de ações pautadas na gestão das águas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonardo Batista Pedroso, Instituto Federal Goiano - Campus Morrinhos

Graduado (Bacharel e Licenciado) em Geografia pela Faculdade de Ciências Integradas do Pontal - FACIP, Universidade Federal de Uberlândia - UFU (2011). Doutorando em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia. Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - Campus Morrinhos.

Downloads

Publicado

31-03-2017

Como Citar

BATISTA PEDROSO, L.; COLESANTI, M. T. de M. DETERMINAÇÃO DO ÍNDICE DE QUALIDADE DE ÁGUA DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIBEIRÃO DA AREIA - GOIÁS, EM PER͍ODO DE ESTIAGEM. Caminhos de Geografia, Uberlândia, MG, v. 18, n. 61, p. 219–230, 2017. DOI: 10.14393/RCG186114. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/36679. Acesso em: 10 dez. 2022.

Edição

Seção

Artigos