IDENTIFICAÇÃO DAS ÁREAS SUSCEPTÍVEIS A TRANSFERÊNCIA DE POLUENTES PARA OS SISTEMAS AQUÁTICOS UTILIZANDO ÁLGEBRA DE MAPAS
Palavras-chave:
Sistema de Informação Geográfica, Efluentes Suínos, Impactos Ambientais.Resumo
Este trabalho objetivou gerar um mapa de susceptibilidade a transferência de poluentes para os sistemas aquáticos em um município com suinocultura intensiva utilizando informações cartográficas, sensoriamento remoto e legislação ambiental. A proposta visa subsidiar suinocultores e gestores municipais na definição das áreas prioritárias para a gestão ambiental. Os dados cartográficos utilizados para a determinação do índice Topográfico de Umidade (ITU) e índice Topográfico de Capacidade de Transporte de Sedimentos (ITCTS) foram extraídos da carta topográfica. O uso da terra foi classificado a partir de imagens RapidEye. As áreas de Preservação Permanente (APPs) foram definidas conforme a Lei 12.651/12. O ITU e o ITCTS, gerados a partir do modelo digital de elevação, foram reclassificados em cinco intervalos e procedeu-se a tabulação cruzada. As combinações resultantes foram agrupadas em quatro classes de susceptibilidade (Baixa, Média, Alta e Muito Alta). Posteriormente, foram integradas ao mapa a classe de uso mata; o buffer com as APPs e; o buffer de 150 metros das granjas de suínos. O mapa resultante permitiu a identificação dos locais prioritários para a gestão ambiental sendo elas áreas agrícolas e pastagens onde o dejeto de suínos é aplicado como fertilizante próximas a cursos d'água e, o entorno das granjas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.