INFLUÊNCIAS E SIGNIFICADOS DA FESTA DE SÃO FRANCISCO DAS CHAGAS NO COMÉRCIO VAREJISTA E NA COTIDIANIDADE DA POPULAÇÃO DE CANINDÉ-CE

Autores

  • Francisco John Lennon Alves Paixão Lima Universidade Estadual de Maringá - UEM
  • Maria das Graças de Lima Universidade Estadual de Maringá - UEM

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG186107

Palavras-chave:

Festa religiosa, Geografia Cultural, Metamorfose da população, Santuário de Canindé-CE.

Resumo

O presente artigo analisa as influências e os significados da festa de São Francisco das Chagas no comércio varejista e na vida dos moradores da cidade de Canindé-CE. Para tal, foi aplicado questionário com a população e realizado entrevista com representantes da Basílica de São Francisco das Chagas e da Prefeitura Municipal. Foi também realizado trabalho de campo em 2014 (no período das festividades do padroeiro) e em março de 2015. Realizou-se ainda pesquisa bibliográfica em livros, jornais e sites específicos, como IBGE e IPECE. A crença no santo promove um movimento periódico de romeiros à Canindé e se caracteriza enquanto movimento cosmogônico. Os resultados apontam uma interdependência sacro-profana vivenciada pela população da cidade, que vê a festa do padroeiro como uma forma de geração de renda, de satisfação espiritual e identidade cultural: devoção no santo, aquecimento da economia local e pertencimento. Apesar da importância religiosa e econômica da festa, ainda é pouco o que resulta para a cidade: há necessidade de maior investimento em infraestrutura dedica ao romeiro, bem como à satisfação de sua população. Apesar disso, a infraestrutura dedicada à comercialização de produtos que expressam a religiosidade no padroeiro, assim como aquela aos romeiros, apresenta notório crescimento.

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Publicado

31-03-2017

Como Citar

Lima, F. J. L. A. P., & Lima, M. das G. de. (2017). INFLUÊNCIAS E SIGNIFICADOS DA FESTA DE SÃO FRANCISCO DAS CHAGAS NO COMÉRCIO VAREJISTA E NA COTIDIANIDADE DA POPULAÇÃO DE CANINDÉ-CE. Caminhos De Geografia, 18(61), 103–122. https://doi.org/10.14393/RCG186107

Edição

Seção

Artigos