DETERMINAÇÃO DA COMPOSIÇÃO GRAVIMÉTRICA DOS RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS (RSU) DO LIXÃO DO MUNICÍPIO DE MARIA DA FÉ, ESTADO DE MINAS GERAIS
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG186105Palavras-chave:
Coleta seletiva, Impacto ambiental, Quarteamento.Resumo
O presente estudo teve como objetivo realizar a determinação da composição gravimétrica dos resíduos sólidos urbanos (RSU) do lixão do município de Maria da Fé, Minas Gerais, visando levantar informações dos resíduos predominantes gerados no município para que posteriores projetos possam ser realizados. A caracterização dos resíduos foi realizada através do método quarteamento, que consiste na separação dos resíduos conforme o tipo e posterior pesagem para verificar sua porcentagem em peso. Nos resultados do quarteamento observou-se a predominância de matéria orgânica putrescível, que representou 55,6% do total dos resíduos amostrados, sendo este resultado muito próximo da média brasileira; seguidos de 12,7% de outros tipos de resíduos; 12,2% de plástico; 11,1% de papel/papelão; 5,60% de metal e 2,80% de vidro. Os dados obtidos da caracterização gravimétrica do município podem ser utilizados para a realização de posteriores projetos visando coletas efetivas dos resíduos, além de conscientizar a população por meio de programas de educação ambiental que mostrem a importância da coleta e a destinação correta dos resíduos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.