RESILIÊNCIA TERRITORIAL NO ESTADO DE SÃO PAULO: RUMO A UMA NOVA DINÂMICA INDUSTRIAL?

Autores

  • Regina Helena Tunes Geógrafa, mestre em Geografia Humana e Doutoranda na FFLCH/USP. Professora da Universidade Metropolitana de Santos.

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG176006

Palavras-chave:

Inovação, Resiliência, Crise, Indústria, Território

Resumo

O conceito de resiliência territorial tem ganhado destaque nas últimas décadas nas ciências humanas e sociais para fazer referência a capacidade dos territórios de reorganização social, econômica ou ambiental frente a um contexto de crise. Propomos nesse artigo uma análise, a luz dessa abordagem teórica, sobre a dinâmica industrial do estado de São Paulo que se apresenta, de acordo com os dados que são divulgados semanalmente nos grandes veículos de comunicação no país, em um contexto de crise que pode ser sintetizado pela expressão de "desindustrialização" do estado, mas que nos parece que, para além da crise, a dinâmica industrial do estado de São Paulo está se reestruturando e se adaptando a uma nova dinâmica econômica associada a criatividade e a inovação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Regina Helena Tunes, Geógrafa, mestre em Geografia Humana e Doutoranda na FFLCH/USP. Professora da Universidade Metropolitana de Santos.

Bacharel em Geografia da pela USP.

Mestre e Doutora em Geografia Humana pela USP.

Professora Adjunta da Universidade Metropolitana de Santos. 

Pesquisadora do Laboratório de Estudos Regionais da USP.

Downloads

Publicado

15-12-2016

Como Citar

TUNES, R. H. RESILIÊNCIA TERRITORIAL NO ESTADO DE SÃO PAULO: RUMO A UMA NOVA DINÂMICA INDUSTRIAL?. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 17, n. 60, p. 77–88, 2016. DOI: 10.14393/RCG176006. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/33708. Acesso em: 23 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos