OS CIRCUITOS ESPACIAIS DA PRODUÇÃO DE COCO NO LITORAL OESTE DO CEARÁ

Autores

  • Leandro Vieira Cavalcante Universidade Estadual do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG175703

Palavras-chave:

Circuitos espaciais produtivos, Produção de coco, Círculos de Cooperação, Reestruturação Produtiva, Litoral Oeste do Ceará.

Resumo

Compreender como se organizam os circuitos espaciais da produção de coco no Litoral Oeste do Estado do Ceará é o objetivo principal desse trabalho. Para tanto, procuramos analisar e estabelecer relações entre as distintas etapas do processo produtivo do fruto, abarcando variados aspectos relacionados a sua produção agrícola, processamento industrial, comercialização e distribuição dos produtos e, por fim, consumo dos mesmos. Ao elencarmos a categoria circuito espacial da produção como basilar para o entendimento da configuração da produção de coco realizada no Litoral Oeste cearense estaremos, também, fornecendo elementos fundamentais que nos auxiliarão numa melhor apreensão do espaço geográfico da região em análise. Em nosso estudo privilegiamos os municípios de Trairi, Itarema, Acaraú, Paraipaba, Itapipoca e Amontada, que estão entre os maiores produtores de coco do Ceará e também do Brasil. O conjunto desses seis municípios se caracteriza como a região cearense mais dinâmica no que se refere ao cultivo de coco, com forte especialização territorial produtiva, onde os circuitos espaciais da produção do fruto assumem maior relevância e se dão de forma mais intensa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leandro Vieira Cavalcante, Universidade Estadual do Ceará

Geógrafo, graduado em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (2012), mestre em Geografia pela Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne (2014) e mestrando em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará. Membro do grupo de pesquisa Globalização, Agricultura e Urbanização (GLOBAU/CNPq) e do Laboratório de Estudos Agrários (LEA/UECE).

Downloads

Publicado

11-03-2016

Como Citar

Cavalcante, L. V. (2016). OS CIRCUITOS ESPACIAIS DA PRODUÇÃO DE COCO NO LITORAL OESTE DO CEARÁ. Caminhos De Geografia, 17(57), 41–58. https://doi.org/10.14393/RCG175703

Edição

Seção

Artigos