CARACTERIZAÇÃO DO USO E OCUPAÇÃO DAS TERRAS DE ÁREAS COM RISCO À INUNDAÇÃO EM CARDOSO MOREIRA E ITALVA, RIO DE JANEIRO
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG165529169Palavras-chave:
Uso e Ocupação das Terras, Inundações, Sensoriamento Remoto, Sistemas de Informações Geograficas.Resumo
O objetivo é verificar a eficácia do uso de sensores remotos distintos no mapeamento do uso e ocupação das terras relativamente à área total dos municípios de Cardoso Moreira e Italva e para as áreas sujeitas a inundações de ambas as localidades, situadas no baixo curso da bacia hidrográfica do rio Muriaé, no Estado do Rio de Janeiro. Foi utilizado o sensor Deimos para o mapeamento dos municípios em sua totalidade e o sensor RapidEye para a delimitação das áreas urbanas e as áreas sujeitas a inundação. O uso de ambos os sensores possibilita distinguir com exatidão as diferentes classes de uso e ocupação das terras. Os documentos cartográficos são fundamentais para os órgãos públicos e Defesa Civil na prevenção e mitigação dos efeitos decorrentes das inundações, tanto nas áreas urbanas como rurais das áreas em estudo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Caminhos de Geografia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.