CARACTERIZAÇÃO DO USO E OCUPAÇÃO DAS TERRAS DE ÁREAS COM RISCO À INUNDAÇÃO EM CARDOSO MOREIRA E ITALVA, RIO DE JANEIRO

Autores

  • Claudio Henrique Reis
  • Raul Reis Amorim Universidade Federal Fluminense
  • Carmen Ferreira

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG165529169

Palavras-chave:

Uso e Ocupação das Terras, Inundações, Sensoriamento Remoto, Sistemas de Informações Geograficas.

Resumo

O objetivo é verificar a eficácia do uso de sensores remotos distintos no mapeamento do uso e ocupação das terras relativamente à área total dos municípios de Cardoso Moreira e Italva e para as áreas sujeitas a inundações de ambas as localidades, situadas no baixo curso da bacia hidrográfica do rio Muriaé, no Estado do Rio de Janeiro. Foi utilizado o sensor Deimos para o mapeamento dos municípios em sua totalidade e o sensor RapidEye para a delimitação das áreas urbanas e as áreas sujeitas a inundação. O uso de ambos os sensores possibilita distinguir com exatidão as diferentes classes de uso e ocupação das terras. Os documentos cartográficos são fundamentais para os órgãos públicos e Defesa Civil na prevenção e mitigação dos efeitos decorrentes das inundações, tanto nas áreas urbanas como rurais das áreas em estudo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudio Henrique Reis

Professor Adjunto, Departamento de Geografia de Campos (GRC), Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional (ESR), Universidade Federal Fluminense (UFF

Raul Reis Amorim, Universidade Federal Fluminense

Professor do curso de Geografia do Instituto de Ciências da Sociedade da Universidade Federal Fluminense (Campos dos Goytacazes) Doutor em Geografia pelo Departamento de Geografia (DGEO), Instituto de Geociências (IG), Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Carmen Ferreira

Professora do Programa de Pós-Graduação em Geografia - UFF/Campos dos Goytacazes.

Professora do Departamento de Geografia

Downloads

Publicado

20-10-2015

Como Citar

REIS, C. H.; AMORIM, R. R.; FERREIRA, C. CARACTERIZAÇÃO DO USO E OCUPAÇÃO DAS TERRAS DE ÁREAS COM RISCO À INUNDAÇÃO EM CARDOSO MOREIRA E ITALVA, RIO DE JANEIRO. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 16, n. 55, p. 1–17, 2015. DOI: 10.14393/RCG165529169. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/29169. Acesso em: 14 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos