AS ATUAIS FORMAS-CONTEÚDO DE APOIO AO AGRONEGÓCIO E SUAS ESPACIALIDADES NA CIDADE DE ARAGUAÍNA-TO
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG165428326Palavras-chave:
modernização do campo, agronegócio, espacialidades urbanasResumo
Este trabalho tem por objetivo descrever e analisar as implicações da expansão do agronegócio na redefinição das relações cidade-campo a partir da transformação destes espaços, tendo como estudo a cidade e município de Araguaína localizado no Estado do Tocantins. A pesquisa foi realizada através de levantamento bibliográfico, bem como na execução de trabalhos de campo. Constata-se, nas últimas décadas, na área em estudo, importantes mudanças na produção do campo, estas são impostas pela racionalidade do capital e pelos esforços do governo em tornar o Tocantins competitivo no mercado agrícola brasileiro e mundial. As transformações no campo impõem especialização produtiva e demandas por consumo produtivo nos espaços urbanos, incrementando a urbanização. Em verdade, onde as inovações técnicas estão presentes nos sistemas de produção as conseqüências geográficas são imediatas, notadamente pelas espacialidades produzidas pelo agronegócio no urbano. São redefinidas as relações cidade-campo, ocasião em que se tornam mais intensas e diversificadas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Caminhos de Geografia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.