TÉCNICAS DE INVESTIGAÇÃO E PRÁTICA EM CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: REDESCOBRINDO O TRABALHO DE CAMPO PARA APRENDER E ENSINAR O LUGAR

Autores

  • Silvia Aparecida de Sousa Fernandes Faculdade de Filosofia e Ciências - FFC/UNESP/Marília
  • Andréa Coelho Lastória Docente da Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas de Ribeirão Preto- FFCLRP/USP.

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG165327882

Palavras-chave:

trabalho de campo, educação geográfica, formação de professores, currículo, pedagogia

Resumo

Neste texto investiga-se como alguns princípios metodológicos do ensino de Geografia se realizam em curso de formação de professores. Analisa-se o trabalho de campo, enquanto método e técnica, como contribuição para a formação de professores da educação básica, especificamente em cursos de Pedagogia. O texto estrutura-se em quatro partes. Na primeira analisa-se a legislação recente de formação de professores e o currículo de Geografia para a educação básica. Na segunda trata-se do método e apresenta-se o trabalho de campo realizado. Na terceira parte apresenta-se a experiência de ensino com o trabalho de campo em cursos de formação inicial de professores. Para finalizar, tecem-se as considerações sobre a importância da metodologia de trabalho de campo na formação de professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvia Aparecida de Sousa Fernandes, Faculdade de Filosofia e Ciências - FFC/UNESP/Marília

Docente da Faculdade de Filosofia e Ciências FFC/Unesp - Marília. Doutora em Sociologia (UNESP-FCLAR), mestre e licenciada e bacharel em Geografia (UNESP-FCT). Docente no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial na América Latina e Caribe - TerritoriAL/IPPRI/Unesp

Andréa Coelho Lastória, Docente da Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas de Ribeirão Preto- FFCLRP/USP.

Docente da Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas de Ribeirão Preto- FFCLRP/USP. Doutora em Educação, pela UFSCar. Docente no Programa de Pós- Graduação em Educação da FFCLRP/USP

Downloads

Publicado

24-03-2015

Como Citar

FERNANDES, S. A. de S.; LASTÓRIA, A. C. TÉCNICAS DE INVESTIGAÇÃO E PRÁTICA EM CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: REDESCOBRINDO O TRABALHO DE CAMPO PARA APRENDER E ENSINAR O LUGAR. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 16, n. 53, p. 27–36, 2015. DOI: 10.14393/RCG165327882. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/27882. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos