EVOLUÇÃO DA CIÊNCIA GEOGRÁFICA E TRATAMENTO À QUESTÃO AMBIENTAL
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG165527875Palavras-chave:
Geografia, Meio Ambiente, Geografia Socioambiental.Resumo
Ocorreram acontecimentos significativos ao longo da história do pensamento geográfico, pautados na análise e compreensão das relações estabelecidas entre sociedade e natureza, desde a sua embrionária pretensão em se tornar uma ciência moderna até os dias atuais. Nessa perspectiva, evidencia-se o caráter eminentemente ambientalista, destacando o papel da Geografia no tratamento das questões socioambientais, se diferenciando de outras ciências de caráter naturalista como a Biologia e a Ecologia, que se preocuparam, inicialmente, apenas com o tratamento do ambiente sem considerar a sua relação intrínseca com a sociedade. Desse modo, este estudo propõe uma abordagem acerca dos distintos momentos vivenciados pela ciência geográfica, que demonstram suas particularidades em relação a uma característica própria da Geografia: a análise socioambiental. Na busca por fundamentar esta discussão foram utilizados referenciais teóricos pertinentes à temática, sequenciando as fases do pensamento geográfico, ressaltando a forma de tratamento do meio ambiente de forma integrada.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.