A EXPLOSÃO IMOBILIÁRIA NA PERIFERIA DE FORTALEZA (CE)
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG165527797Palavras-chave:
Suburbanização, Metrópole, RepresentaçãoResumo
Este artigo consiste num estudo teórico-prático elaborado a partir de investigações desenvolvidas entre 2008 e 2012. Sua principal finalidade é estudar a criação simbólica e material de novos produtos imobiliários na periferia de Fortaleza. Usa como recorte espacial, a Região da Ãgua Fria, frente sudeste de expansão metropolitana. Área de forte incorporação imobiliária que abrange projetos de condomínios residenciais horizontais e verticais; torres comerciais e empresariais; e shopping centers. Por isso, utiliza entrevistas com incorporadores e pesquisas nos principais jornais da cidade sobre a temática como fonte. Conclui que o redesenho da forma urbana resulta de uma economia política do espaço, que articula finanças, aufere rentismos variados e gera lucros.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Caminhos de Geografia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.