ALGUMAS CONTRIBUIÇÕES DE MILTON SANTOS PARA A COMPREENSÃO DO PLANO DIRETOR PARTICIPATIVO DAS CIDADES

Autores

  • Pedro Nunes Britto Moreira Universidade Federal de Goiás
  • Fernando Antonio de Carvalho Dantas Universidade Federal de Goiás
  • Camila Ragonezi Martins Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG165526795

Palavras-chave:

Direito e geografia, Plano Diretor, Direito à cidade, Participação popular

Resumo

Este artigo realiza uma breve análise sobre como as teorias de Milton Santos podem ser importantes para um entendimento crítico da dinâmica espacial e social das cidades e apresenta algumas considerações sobre como tais análises podem ser relevantes para a compreensão do direito à política pública de planejamento urbano por meio Plano Diretor Participativo. Com efeito, após um curto exame das influências do capital na produção da cidade e apresentar algumas dificuldades da aplicação de uma legislação urbanística voltada aos interesses coletivos, ressalta como as ações e experiências populares podem ser elementos fundamentais no processo de elaboração do planejamento urbano. Por fim, o presente estudo se propõe a interpretar o Direito e o Plano Diretor Participativo como vetores de construção do meio urbano que podem receber usos alternativos e assim serem utilizados como instrumentos emancipatórios e de promoção de uma democracia urbana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pedro Nunes Britto Moreira, Universidade Federal de Goiás

Estudante de graduação da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Goiás

Fernando Antonio de Carvalho Dantas, Universidade Federal de Goiás

Professor Doutor da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Goiás

Camila Ragonezi Martins, Universidade Federal de Goiás

Graduada em Direito em Universidade Federal de Goiás e mestranda do programa de Direito Agrário da Universidade Federal de Goiás

Downloads

Publicado

20-10-2015

Como Citar

MOREIRA, P. N. B.; DANTAS, F. A. de C.; MARTINS, C. R. ALGUMAS CONTRIBUIÇÕES DE MILTON SANTOS PARA A COMPREENSÃO DO PLANO DIRETOR PARTICIPATIVO DAS CIDADES. Caminhos de Geografia, Uberlândia, MG, v. 16, n. 55, p. 174–185, 2015. DOI: 10.14393/RCG165526795. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/26795. Acesso em: 27 mar. 2023.

Edição

Seção

Artigos