ANÁLISE DA DINÂMICA CLIMÁTICA ASSOCIADA A ZONAS POTENCIAIS DE INUNDAÇÃO ENQUANTO FATORES CONDICIONANTES DAS CHEIAS OCORRIDAS EM JULHO DE 2011 NA BACIA DO RIO GOIANA, ESTADO DE PERNAMBUCO

Autores

  • Larissa Monteiro Rafael Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
  • Manuella Vieira Barbosa Neto Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE).
  • Osvaldo Girão Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
  • Ranyére Silva Nóbrega Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG165526295

Palavras-chave:

Análise climática, Perigo de inundações, Percepção Ambiental

Resumo

O trabalho objetiva discutir o evento climático ocorrido em julho de 2011, associado ao perigo de inundação da bacia do rio Goiana, Zona da Mata Norte de Pernambuco e verificar seus reflexos na esfera socioeconômica local. Foi investigada (1) gênese, maturação e dissipação dos sistemas meteorológicos atuantes durante o evento climático através de informações disponibilizadas pelo CPTEC; (2) perigo de inundação com base na topografia, características de magnitude e densidade de drenagem; (3) Os danos econômicos e infraestruturais observados pelos veículos de mídia, CPTEC e população ribeirinha;(4) percepção climática da população ribeirinha através de entrevistas semi-abertas. Observou-se que o evento climático extremo está relacionado à presença de um cavado associado às Ondas de Leste que convergiram com um VCAN, acarretando em substancial acréscimo na precipitação pluvial. O fato isolado não explica o desastre ocorrido. Verificou-se que a área da bacia do rio Goiana onde o município se insere possui um perigo de inundação que varia de alto a muito alto. A população local acredita que atividades antrópicas contribuem para o aumento das inundações. Conclui-se que a associação do acréscimo da precipitação pluvial, a localização geográfica do município em relação ao contexto da bacia e as intervenções antrópicas acarretaram na inundação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Larissa Monteiro Rafael, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Doutoranda do Departamento de Ciências Geográficas da UFPE.

Manuella Vieira Barbosa Neto, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE).

Professora de Geografia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco e Doutoranda do Departamento de Ciências Geográficas da UFPE.

Osvaldo Girão, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Departamento de Ciências Geográficas. Geomorfologia Ambiental, Climatologia Geográfica e Geoarqueologia.

Ranyére Silva Nóbrega, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Departamento de Ciências Geográficas. Climatologia Geográfica e Meteorologia.

Downloads

Publicado

20-10-2015

Como Citar

RAFAEL, L. M.; BARBOSA NETO, M. V.; GIRÃO, O.; NÓBREGA, R. S. ANÁLISE DA DINÂMICA CLIMÁTICA ASSOCIADA A ZONAS POTENCIAIS DE INUNDAÇÃO ENQUANTO FATORES CONDICIONANTES DAS CHEIAS OCORRIDAS EM JULHO DE 2011 NA BACIA DO RIO GOIANA, ESTADO DE PERNAMBUCO. Caminhos de Geografia, Uberlândia, MG, v. 16, n. 55, p. 47–60, 2015. DOI: 10.14393/RCG165526295. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/26295. Acesso em: 5 dez. 2022.

Edição

Seção

Artigos