ANÁLISE DA DINÂMICA CLIMÁTICA ASSOCIADA A ZONAS POTENCIAIS DE INUNDAÇÃO ENQUANTO FATORES CONDICIONANTES DAS CHEIAS OCORRIDAS EM JULHO DE 2011 NA BACIA DO RIO GOIANA, ESTADO DE PERNAMBUCO
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG165526295Palavras-chave:
Análise climática, Perigo de inundações, Percepção AmbientalResumo
O trabalho objetiva discutir o evento climático ocorrido em julho de 2011, associado ao perigo de inundação da bacia do rio Goiana, Zona da Mata Norte de Pernambuco e verificar seus reflexos na esfera socioeconômica local. Foi investigada (1) gênese, maturação e dissipação dos sistemas meteorológicos atuantes durante o evento climático através de informações disponibilizadas pelo CPTEC; (2) perigo de inundação com base na topografia, características de magnitude e densidade de drenagem; (3) Os danos econômicos e infraestruturais observados pelos veículos de mídia, CPTEC e população ribeirinha;(4) percepção climática da população ribeirinha através de entrevistas semi-abertas. Observou-se que o evento climático extremo está relacionado à presença de um cavado associado às Ondas de Leste que convergiram com um VCAN, acarretando em substancial acréscimo na precipitação pluvial. O fato isolado não explica o desastre ocorrido. Verificou-se que a área da bacia do rio Goiana onde o município se insere possui um perigo de inundação que varia de alto a muito alto. A população local acredita que atividades antrópicas contribuem para o aumento das inundações. Conclui-se que a associação do acréscimo da precipitação pluvial, a localização geográfica do município em relação ao contexto da bacia e as intervenções antrópicas acarretaram na inundação.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.