MICROCORREDORES ECOLÓGICOS NO ENTORNO DO PARQUE ESTADUAL DA LAPA GRANDE
Palavras-chave:
Geoprocessamento, Unidades de Conservação, Ecologia da Paisagem.Resumo
A conservação da natureza tem um papel fundamental no desenvolvimento sustentável e na conciliação dos diferentes aspectos, naturais e antrópicos, que compõem um determinado território. A interligação entre os diversos fragmentos florestais e cursos hídricos existentes no entorno de uma Unidade de Conservação (UC) por meio de microcorredores ecológicos se torna importante para que os objetivos da conservação sejam alcançados. O objetivo deste trabalho centra-se na identificação de microcorredores ecológicos na zona de transição do Parque Estadual da Lapa Grande integrando aspectos ecológicos e tecnológicos. A metodologia utilizada tem com base nos fragmentos florestais, sub-bacias hidrográficas, cursos hídricos, imagens RapidEye e ecologia da paisagem (métricas). Como resultados, foram delimitados 05 (cinco) microcorredores ecológicos por meio da aplicação da metodologia proposta. Com a realização deste trabalho foi possível, o entendimento da espacialização destes corredores ecológicos, do grau de conectividade entre os fragmentos e a observação de um alto índice de fragmentos florestais conectados no entorno do Parque Estadual da Lapa Grande, o que torna possível uma gestão sustentável da UC.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.