MICROCORREDORES ECOLÓGICOS NO ENTORNO DO PARQUE ESTADUAL DA LAPA GRANDE
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG165325118Palavras-chave:
Geoprocessamento, Unidades de Conservação, Ecologia da Paisagem.Resumo
A conservação da natureza tem um papel fundamental no desenvolvimento sustentável e na conciliação dos diferentes aspectos, naturais e antrópicos, que compõem um determinado território. A interligação entre os diversos fragmentos florestais e cursos hídricos existentes no entorno de uma Unidade de Conservação (UC) por meio de microcorredores ecológicos se torna importante para que os objetivos da conservação sejam alcançados. O objetivo deste trabalho centra-se na identificação de microcorredores ecológicos na zona de transição do Parque Estadual da Lapa Grande integrando aspectos ecológicos e tecnológicos. A metodologia utilizada tem com base nos fragmentos florestais, sub-bacias hidrográficas, cursos hídricos, imagens RapidEye e ecologia da paisagem (métricas). Como resultados, foram delimitados 05 (cinco) microcorredores ecológicos por meio da aplicação da metodologia proposta. Com a realização deste trabalho foi possível, o entendimento da espacialização destes corredores ecológicos, do grau de conectividade entre os fragmentos e a observação de um alto índice de fragmentos florestais conectados no entorno do Parque Estadual da Lapa Grande, o que torna possível uma gestão sustentável da UC.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Plínio Santos de Oliveira, Adriana Aparecida Moreira, César Vinícius Mendes Nery, Aneliza de Almeida Miranda Melo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.