PRODUÇÃO DO ESPAÇO URBANO EM POÇOS DE CALDAS (MG)

Autores

  • Elias Mendes Oliveira Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG)

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG155024596

Palavras-chave:

espaço urbano, cidades médias, dinâmica territorial.

Resumo

Os agentes sociais envolvidos com as diferentes atividades de expressão urbana (habitação, comércio, serviços, indústria, turismo, dentre outras) competem entre si pelas melhores localizações no interior das cidades. Por força desse processo, mediado pelos mecanismos do mercado imobiliário e pela "vigilância" do Estado, as cidades revelam internamente um espaço, ao mesmo tempo, fragmentado e articulado. Na conformação das estruturas internas de Poços de Caldas, cidade média localizada no Sul e Sudoeste de Minas Gerais, interagem fatores relacionados à topografia local; às peculiaridades do processo de criação e de desenvolvimento do espaço urbano; e à própria dinâmica do território, caracterizada pela coexistência de relações de complementaridade e de conflito entre as atividades que ali se materializaram.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elias Mendes Oliveira, Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG)

Graduação em Geografia (Licenciatura e Bacharelado) na Universidade Federal de Viçosa (UFV) Especialização em Práticas Pedagógicas na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) Mestrado em Geografia na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/Rio Claro) Técnico em Assuntos Educacionais na Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG)

Downloads

Publicado

13-06-2014

Como Citar

OLIVEIRA, E. M. PRODUÇÃO DO ESPAÇO URBANO EM POÇOS DE CALDAS (MG). Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 15, n. 50, p. 100–113 , 2014. DOI: 10.14393/RCG155024596. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/24596. Acesso em: 26 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos