PRODUÇÃO DO ESPAÇO URBANO EM POÇOS DE CALDAS (MG)
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG155024596Palavras-chave:
espaço urbano, cidades médias, dinâmica territorial.Resumo
Os agentes sociais envolvidos com as diferentes atividades de expressão urbana (habitação, comércio, serviços, indústria, turismo, dentre outras) competem entre si pelas melhores localizações no interior das cidades. Por força desse processo, mediado pelos mecanismos do mercado imobiliário e pela "vigilância" do Estado, as cidades revelam internamente um espaço, ao mesmo tempo, fragmentado e articulado. Na conformação das estruturas internas de Poços de Caldas, cidade média localizada no Sul e Sudoeste de Minas Gerais, interagem fatores relacionados à topografia local; às peculiaridades do processo de criação e de desenvolvimento do espaço urbano; e à própria dinâmica do território, caracterizada pela coexistência de relações de complementaridade e de conflito entre as atividades que ali se materializaram.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Elias Mendes Oliveira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.