ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL DOS RECIFES DE CORAIS - ÁREA DOS PARRACHOS DE MARACAJAÚ/RN: DESAFIOS PARA O USO SUSTENTÁVEL
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG155124491Palavras-chave:
Unidades de conservação, Planejamento ambiental, Turismo sustentável, APA dos Recifes de CoraisResumo
A pesquisa apresentada refere-se a uma discussão envolvendo a prática do turismo em áreas naturais protegidas por lei e toma como campo de pesquisa a Área de Preservação Ambiental dos Recifes de Corais (APARC), de domínio do Estado do Rio Grande do Norte, com recorte na área conhecida como Parrachos de Maracajaú. O estudo objetiva identificar e analisar os desafios para o uso sustentável da Área de Proteção Ambiental dos Recifes de Corais, com ênfase nos Parrachos de Macarajaú. Utilizou-se, para tanto, a pesquisa bibliográfica e documental explorando a bibliografia concernente ao tema, documentos técnicos (plano de manejo, parecer técnico), leis e resoluções. Ademais, foi encaminhada uma pesquisa de campo para registro fotográfico e entrevistas com agentes de várias categorias sociais envolvidos na gestão, fiscalização e prática do turismo na aludida APA. Como resultados principais foram levantados 13 desafios para o uso sustentável da APA dos Recife de Corais que merecem atenção, dentre eles a necessidade de elaboração do estudo de capacidade de carga da área, maior participação dos municípios no processo de gestão da APA e o licenciamento ambiental para empresas privadas e pescadores que operam na área da APARC.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Rosa Maria Rodrigues Lopes, Ilton Araújo Soares, Johnyson Sanders Silva de Araújo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.