LEVANTAMENTO DE SOLO EM DIFERENTES AMBIENTES GEOMORFOLÓGICOS E SISTEMAS DE USO DA TERRA NA MICROBACIA HIDROGRÁFICA DO RIO PACIÁ - SUL AMAZONAS
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG155224272Palavras-chave:
Mapeamento, Solo, Cobertura da terra, Fertilidade natural, Amazônia ocidental.Resumo
A expansão dos sistemas agropecuários tem transformado o espaço agrário sul amazônico, em especial o meio rural do município de Lábrea - AM. Neste ambiente as grandes manchas de solo foram classificadas em mapeamentos exploratórios como de baixíssima fertilidade. Mas, em áreas menores pode haver solos férteis, originários de processos naturais ou antropogênicos. Neste contexto o objetivo deste estudo foi realizar o levantamento das principais classes de solo e suas características geoquímicas em diferentes sistemas de uso da terra na microbacia hidrográfica do rio Paciá - Amazonas. Os procedimentos metodológicos foram organizados em etapas: 1) preparação da base cartográfica e processamento digital de imagens; 2) observação do uso e cobertura da terra e amostragem do solo; 3) procedimentos laboratoriais; 4) análise espacial e não-espacial. Os resultados indicam que os solos são ácidos, com pH entre 3,9 a 5,1, exceto na área de várzea onde a acidez é moderada. Na área de estudo, identificou-se a ocorrência de cinco classes de solo: Latossolo, Argissolo, Gleissolo, Neossolo e Plintossolo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Joiada Moreira da Silva Linhares, Déborah Pereira Linhares da Silva, Wanderley Rodrigues Bastos, José Omar da Silva, Paulo Victor Albuquerque Maia, Ernando Balbinot
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.