DOS POSSEIROS AOS MIGRANTES: FORMAÇÃO TERRITORIAL E ECONÔMICA DO MUNICÍPIO DE JATAÍ/GO

Autores

  • Alécio Perini Martins Universidade Federal de Goiás - Câmpus Jataí

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG154923426

Palavras-chave:

Formação territorial, Sudoeste goiano, Cartografia

Resumo

O município de Jataí, localizado no sudoeste do estado de Goiás representa, atualmente, um dos maiores produtores de soja e milho do Brasil. Diversas ações de crédito agrícola implementadas pelo POLOCENTRO (Programa de Desenvolvimento dos Cerrados) nas décadas de 1970/1980 levaram o município a essa posição de destaque na economia nacional. Apesar do rápido crescimento econômico, Jataí, até a década de 1950, era um município relativamente isolado dos grandes centros econômicos do país, com economia fortemente baseada na pecuária extensiva, atividade desenvolvida desde o século XIX, quando extensas áreas do sudoeste foram apossadas por proprietários de terra oriundos dos estados de Minas Gerais e São Paulo. Neste texto objetiva-se abordar, brevemente, as principais transformações territoriais, socioeconômicas e políticas pelas quais o município passou a partir do romance histórico "Pioneiros" de Basileu Toledo França e outros referenciais bibliográficos sobre o território jataiense, inclusive, com a elaboração de uma cartografia da formação do território a partir desta bibliografia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alécio Perini Martins, Universidade Federal de Goiás - Câmpus Jataí

Bacharel, Licenciado e Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia. Estudante de Doutorado em Geografia pela mesma instituição. Atua como Geógrafo (técnico de nível superior) e professor Assistente no curso de Geografia da Universidade Federal de Goiás/Câmpus Jataí, desenvolvendo pesquisas nas áreas de cartografia, geoprocessamento, sensoriamento remoto e planejamento ambiental.

Downloads

Publicado

28-03-2014

Como Citar

MARTINS, A. P. DOS POSSEIROS AOS MIGRANTES: FORMAÇÃO TERRITORIAL E ECONÔMICA DO MUNICÍPIO DE JATAÍ/GO. Caminhos de Geografia, Uberlândia, MG, v. 15, n. 49, p. 90–103 , 2014. DOI: 10.14393/RCG154923426. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/23426. Acesso em: 3 dez. 2022.

Edição

Seção

Artigos